Friburgo interessado em saber as condições em que poderia receber o espanhol
Corpo do artigo
Os representantes de Iván Jaime encontram-se no mercado à procura de uma solução para a situação difícil que atravessa o espanhol, preterido por Vítor Bruno na lista de convocados para o jogo com o Nacional e com uma utilização residual no FC Porto nas últimas semanas. O médio-ofensivo não se conforma com o papel que lhe tem sido reservado pelo treinador e já desabafou com as pessoas mais próximas de que pretende deixar o Dragão nesta janela de transferências, movido pelo desejo de recuperar o protagonismo de que gozou no começo da temporada, quando fez três golos e duas assistências nos primeiros quatro jogos dos azuis e brancos. Sevilha, Espanhol, Getafe e Olympiacos já tinham procurado conhecer as condições em que o poderiam receber e, segundo informações recolhidas por O JOGO, também o Friburgo, 6.º classificado da Bundesliga, movimentou-se nesse sentido nas semanas mais recentes.
Embora não feche a porta a um eventual negócio, o FC Porto dá preferência a certas condições que até agora ainda não foram alcançadas. Os interessados apenas têm colocado a hipótese de o receber por empréstimo, devido à utilização irregular de Iván Jaime desde que abandonou o Famalicão, e os portistas vão apontando para uma transferência a título definitivo, com o objetivo de recuperar o investimento de 10 milhões de euros realizado em 2023.
Certo é que o rendimento de Iván Jaime também tem estado aquém do pretendido por Vítor Bruno, que o tem utilizado maioritariamente a partir dos flancos. As posições não são estranhas ao jogador, mas as dificuldades de adaptação sentidas no FC Porto têm tornado o sonho que perspetivava num pequeno pesadelo.
Abaixo dos 800 minutos de jogo
Iván Jaime chega a esta fase da temporada como o 16.º jogador do FC Porto mais utilizado por Vítor Bruno. O espanhol foi lançado pelo treinador dos azuis e brancos em 15 jogos, mas o número de minutos encontra-se abaixo da fasquia dos 800 - mais concretamente, nos 760 (média de 50 por jogo). Aliás, foi já em outubro que Jaime gozou do estatuto de titular pela última vez, na altura na receção aos alemães do Hoffenheim, entrando depois num período em que alternou entre a bancada, o banco e menos de meia hora de jogo frente a Famalicão, Midtjylland, Estrela da Amadora, Moreirense, Boavista e Sporting.