Pinto da Costa anunciou um novo centro de formação para o FC Porto. Varandas prometeu a melhor academia do mundo para 2022. Quem são os novos rostos de dragões e leões?
Corpo do artigo
A aposta na formação é uma espécie de promessa que se renova a cada ano. O sucesso da mesma mede-se de diversas formas. O FC Porto pode gabar-se, por exemplo, das vendas recentes de André Silva ou Rúben Neves, como dos resultados internacionais das equipas que venceram a Youth League, a Premier League International Cup ou até a II Liga. O Sporting responderá com a base da Seleção Nacional durante muitos anos, com as bolas de ouro de Cristiano Ronaldo ou Figo e com a inovação que a Academia de Alcochete trouxe ao futebol português. Hoje em dia, porém, é da formação do Benfica que mais se fala. Mas o FC Porto-Sporting é um clássico que também tem futuro. E desta vez, ao que parece, não há marcha-atrás. Leões e dragões anunciaram uma aposta mais forte a partir de 2019/20, com frutos para colher num futuro médio. Afinal, como poderá ser este clássico em 2024, por exemplo? O JOGO fez a prospeção do talento e responde.
Novo centro de formação e os sub-19 campeões
O FC Porto anunciou recentemente a subida à primeira equipa de Tomás Esteves, Fábio Vieira, Romário Baró e Fábio Silva. Diogo Costa e Diogo Leite já lá estão e há outros jogadores à espera de uma oportunidade. Rui Pires, por exemplo, é um deles. O capitão da equipa B é o jogador mais parecido com Danilo da formação portista e só poderá ter espaço depois da transferência do Comendador, que não deve acontecer ainda no próximo defeso. Angel Torres e João Mário são extremos de grande preponderância nos juniores, mas precisam de um patamar intermédio (a equipa B) para se chegarem à frente. E ainda há David Vinhas, um central juvenil que já está blindado por uma cláusula de rescisão de 50 M€ e é, porventura, o central mais promissor do futebol português. Diogo Queirós, Mor N"Diaye (trinco) e Afonso Sousa (médio-ofensivo/extremo) também estão à espera que o comboio passe e têm feito pela vida. Oleg esteve no estágio de 2018/19 e tem hipóteses de voltar. Ainda ontem, Sérgio Conceição garantiu que é "preciso colocar os olhos na formação" e Pinto da Costa também falou dessa condição essencial. Aliás, o próximo projeto do presidente arranca em 2019 e é exclusivamente virado para os mais novos: o FC Porto vai ter um novo centro de formação, com valências desportivas e sociais ao nível daquilo que Alcochete e o Seixal já oferecem.
Keizer tem experiência e Varandas lembra passado
Pelo Sporting, Luís Maximiano, Thierry Correia, Miguel Luís e Gonzalo Plata vão integrar a pré-temporada na sequência das oportunidades (entre jogos e treinos) que Keizer já lhes tem dado. Elves Baldé regressa de empréstimo ao Paços, Daniel Bragança brilhou no Farense e também volta para ser avaliado. Ivanildo Fernandes é um caso diferente: o treinador holandês é um apreciador do central que rodou no Moreirense e regressa para ficar no plantel, sem necessidade de avaliação. Além desses há Pedro Marques, avançado dos sub-23 que tem treinado regularmente com o plantel principal e os juvenis, Nuno Mendes (lateral-esquerdo de 16 anos com enorme potencial), e Joelson Fernandes, extremo-direito da mesma idade que terá de esperar. João Silva e Pedro Mendes também olham para um horizonte risonho. Para Frederico Varandas, é obrigatório devolver o sangue verde e branco ao clube. O presidente garantiu a melhor academia do mundo em 2022 e usou exemplos do passado para o exigir, nos tempos em que o Sporting (ver quadro ao lado) chegou a ter sete jogadores da casa no onze habitualmente titular. Keizer foi contratado também com esse propósito e pela experiência com a juventude do Ajax, que lhe passou pelas mãos antes do estrelato que a última Liga dos Campeões lhes confirmou.
Destaques
Sete para seguir no Mundial de sub-20
Diogo Costa, Diogo Queirós e Diogo Leite (FC Porto); Luís Maximiano, Thierry Correia e Miguel Luís (Sporting) são armas de Hélio Sousa no ataque ao título mundial de sub-20 na prova que começa dia 23, na Polónia. Os sportinguistas têm mais um convocado mas... pelo Equador: Gonzalo Plata.
Paulo Bento e Jardim foram precursores
O Sporting nos tempos de Paulo Bento (Patrício, Miguel Garcia, Miguel Veloso, João Moutinho, Custódio, Carlos Martins, Nani, Pereirinha e Djaló) e de Leonardo Jardim (Patrício, Cédric, William, Dier, Adrien, André Martins, Carlos Mané e Wilson Eduardo) foi precursor na aposta na prata da casa.
Romário saltou de Alcochete para Olival
Uma das maiores pérolas do FC Porto veio do... Sporting. Romário Baró começou no Povoense, seguiu para Alcochete mas só esteve dois anos no Sporting. Chegou ao FC Porto em 2014/15 e andou sempre um escalão acima. Por isso é júnior mas joga regularmente na equipa B.
Equipas B separam o trigo dos... sub-23
A descida de divisão do Sporting B abriu um buraco na formação leonina que os sub-23 não conseguiram preencher, porque a Liga Revelação não tem a mesma competitividade. Varandas definiu 2020/21 como a época do regresso obrigatório da equipa B, onde os dragões são um exemplo: já foram campeões da II Liga.
Tavares no Olival Gomes em Alcochete
A reestruturação do futebol de formação do Sporting começou no dia em que Frederico Varandas tomou posse. Paulo Gomes, ex-coordenador nacional do desporto, foi escolhido para diretor-geral da Academia. Tomaz Morais assumiu o cargo de leadership e Miguel Quaresma voltou para coordenar. No FC Porto, o processo ganhou nova vida com a nomeação de José Tavares, ex-treinador da B, para coordenador-geral.
10909118