Liga Portugal e Fundação do Futebol homenageiam bombeiros e promovem reflorestação
Corpo do artigo
A Liga e a Fundação do Futebol anunciaram uma importante iniciativa de reconhecimento e solidariedade em apoio aos bombeiros portugueses, que têm combatido bravamente a calamidade dos incêndios que assolam Portugal continental. Na sexta jornada da I Liga, que ocorre entre os dias 20 e 23 de setembro, será realizada uma série de homenagens aos "soldados da paz", com destaque para um minuto de silêncio e um gesto simbólico que marcará os estádios por todo o território nacional.
Durante cada partida da jornada, um capacete de bombeiro será colocado no círculo central do campo, representando a luta incansável desses profissionais. Além disso, os capitães das equipas entrarão em campo trajando casacos de combate a incêndios. A ação, refere a Liga, é um gesto de gratidão e reconhecimento pelo serviço dos bombeiros, que têm arriscado as vidas no combate aos fogos florestais que devastaram várias regiões do país.
Num esforço adicional para mitigar os danos causados pelos incêndios, a Fundação do Futebol – Liga Portugal irá plantar 200 árvores autóctones por cada golo marcado na sexta jornada da Liga Betclic. Essa iniciativa visa promover a recuperação das áreas florestais atingidas pelos incêndios e reforçar o papel do futebol na luta contra as mudanças climáticas e a destruição ambiental, acrescenta uma nota da Liga.
Sete pessoas morreram e 161 ficaram feridas devido aos incêndios que atingiram desde domingo sobretudo as regiões Norte e Centro do país, nos distritos de Aveiro, Porto, Vila Real, Braga, Viseu e Coimbra, e que destruíram dezenas de casas.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil contabiliza cinco mortos, excluindo da contagem dois civis que morreram de doença súbita.
A área ardida em Portugal continental desde domingo ultrapassa os 121 mil hectares, segundo o sistema europeu Copernicus, que mostra que nas regiões Norte e Centro já arderam mais de 100 mil hectares, 83% da área ardida em todo o território nacional.
O Governo declarou situação de calamidade em todos os municípios afetados pelos incêndios nos últimos dias e determinou luto nacional hoje.