Na lista que tem de ser entregue à UEFA até amanhã contam-se mais jogos internacionais do que no grupo da época passada
Corpo do artigo
Termina amanhã à meia-noite o prazo para submeter a lista de inscritos na terceira pré-eliminatória da Liga Europa e há duas certezas sobre o plantel do Braga: nenhum jogador fica de fora por força dos regulamentos e o grupo atual conta com mais 73 jogos nas competições europeias por comparação com os 25 inscritos da última temporada.
O lesionado Raúl Silva é o único de que Ricardo Sá Pinto prescindirá, já que o plantel cumpre todas as quotas das inscrições
Em concreto, falamos de 337 partidas, contra as 265 acumuladas pelos selecionados para a eliminatória com o Zorya.
O central Raúl Silva, a recuperar de uma lesão grave, é o único atleta de que Ricardo Sá Pinto se vê forçado a prescindir, mas os restantes garantem ao treinador uma experiência em provas europeias que tem de ser sempre levada em conta. Diogo Figueiras (38 jogos) e Marcelo Goiano (22) eram os mais rodados entre os jogadores que saíram do Braga, mas chegaram outros que compensam as perdas, com Eduardo à cabeça - 48 jogos.
É certo que Matheus parte à frente na luta pela baliza e já soma 30 jogos na Europa, mas a experiência do antigo internacional português pode ser útil de muitas formas. Hassan e Stojiljkovic, regressados de empréstimo e na luta por uma segunda vida no clube, são outros que se juntam ao grupo dos mais habituados à UEFA, liderado por Claudemir, com 53 jogos. No sentido inverso, Tiago Sá, David Carmo, Tormena, Lucas, Murillo, Luther Singh e Francisco Trincão ainda procuram a estreia.
A maior rodagem também se nota no banco. Abel Ferreira chegou à UEFA com o Braga e completou 12 jogos, enquanto Sá Pinto soma 23, com duas qualificações para a Liga Europa no currículo, em 2012 pelo Sporting e em 2015 pelo Belenenses.
Hoje, o Braga fica a conhecer o adversário. Os polacos do Lechia Gdansk defendem em casa a vantagem de 2-1 conquistada na Dinamarca, diante do Brondby, e, seja qual for o resultado, os arsenalistas vão defrontar uma equipa que já iniciou as provas internas. O Lechia vai para o quinto jogo da época e o Brondby para o sétimo.