Um aviso ao FC Porto: "Os grandes sempre sentiram dificuldades com o Famalicão"
Lito foi titular na equipa do Famalicão que conseguiu a única vitória em casa do FC Porto e não tem dúvidas de que o reencontro será "equilibrado". "Os grandes tiveram sempre dificuldades connosco", recorda.
Corpo do artigo
Na história do Famalicão consta apenas uma vitória sobre o FC Porto, na longínqua época de 1992/93, a penúltima de uma série de quatro presenças.
O presente traz de volta essa memória feliz, para a qual bastou um golo aos 64 minutos, de Vieira, catapultando a equipa, na altura orientada por José Romão, para as manchetes dos jornais. Vencer o FC Porto continua a ser uma façanha, e como o Famalicão de João Pedro Sousa "está moralizado e confiante, pode fazer mossa", avisa Lito. O antigo trinco dos famalicenses, titular na tal "noite feliz" de 7 de março de 1993, recupera esse "jogo perfeito" na previsão do próximo encontro com os portistas.
Única: em seis jogos na casa do FC Porto, o Famalicão só venceu uma vez
Lito tem assistido à distância ao percurso do regressado Famalicão à I Liga, "onde fazia falta", porque é, e sempre foi, um clube que "arrasta muita gente". "O ambiente que se vive com os sócios não é novidade para mim, pois já naquela altura eram apaixonados", recorda, demonstrando a sua "satisfação" pelo momento atual. "Fico contente pelo clube e pelas pessoas, que são simpáticas e merecem festejar esta liderança", disse. Lito ainda hoje guarda boas lembranças da forma como os famalicenses o acolheram, sendo ele natural da Póvoa de Varzim. "Gostei de estar lá. Em dois anos que representei o clube, fui o jogador com mais jogos na I Divisão", acrescentou.
Nessa época, o Famalicão viveu uma série de sete jogos sem perder, vencendo o Benfica, em casa, e depois o FC Porto, fora. "Os grandes sempre sentiram dificuldades com o Famalicão", frisa, pressentindo que o jogo no domingo "será equilibrado". "A equipa está a jogar muito bem, o FC Porto está a crescer. Vai ser um bom jogo", concluiu.
11431206