
Tiquinho Soares, avançado do FC Porto
Octavio Passos/Global Imagens
Série goleadora, que começou em dezembro, deixa Tiquinho Soares bem lançado para tentar superar o melhor registo da carreira, estabelecido na temporada passada, com 22 golos
Soares está com veia goleadora e voltou a comprová-la em Moreira de Cónegos, onde faturou de cabeça e estabeleceu a sua melhor série a marcar (8 golos) em jogos consecutivos a titular (6) na carreira.
Avançado atravessa a melhor série da carreira, a marcar golos em seis jogos consecutivos como titular
Tiquinho terminou 2019 em grande e começou o novo ano da mesma forma: Casa Pia, Feyenoord, Tondela, Chaves, Sporting e, agora, Moreirense são os adversários a que o brasileiro marcou, tendo estes sido os últimos seis jogos que efetuou na condição de titular. Pelo meio entrou a oito minutos do fim com o Belenenses e a um com o Santa Clara, ou seja, não foi titular e pouco tempo esteve em campo.
Na prática, nunca o avançado do FC Porto tinha estado tantos jogos seguidos a faturar. O melhor registo anterior datava de 2016/17, quando chegou ao FC Porto. Na altura marcou por cinco vezes em quatro jogos consecutivos no onze (um deles ainda pelo V. Guimarães), tendo depois interrompido esse ciclo na receção à Juventus, para depois faturar em mais três jogos.
Ao todo, dez nove golos nesses oito encontros. Antes disso, tinha estado duas vezes a marcar em três jogos seguidos, quando ainda estava ao serviço do V. Guimarães. E pelo FC Porto, em 2017/18, fez cinco golos em três jogos.
Tiquinho soma 12 golos em 25 jogos, mas o melhor registo da carreira são 22 em 41 partidas, estabelecido em 2018/19
Na terça-feira, contra o Varzim, ao qual marcou na última vez que as duas equipas se defrontaram, Soares pode dar continuidade à sua boa forma e aproximar-se ainda mais da melhor temporada da sua carreira, que é a última, com 22 golos em 41 jogos.
Depois da travessia do deserto do início de temporada, entre agosto e novembro, em que só marcou quatro golos em 17 jogos e foi aposta no onze inicial nove vezes, o brasileiro soube agarrar uma nova oportunidade em dezembro, quando Conceição apostou nele de início contra o Casa Pia, engrenando a partir dali uma série recheada de golos que lhe permitiu chegar à liderança dos goleadores da equipa.
Esta época, dos 15 jogos que conta como titular, em todas as provas, Tiquinho só não marcou a Krasnodar, Gil Vicente, Santa Clara, Marítimo, Aves e Rangers.
Soares leva 24 golos de cabeça e apanhou o colombiano. Nos últimos 10 anos ninguém fez melhor
Igualou Jackson nas alturas
Soares é o maior especialista nas bolas aéreas do FC Porto dos últimos dez anos. Só nos jogos mais recentes, o avançado brasileiro faturou de cabeça por duas vezes em Chaves (Taça da Liga), uma em Alvalade e outra em Moreira de Cónegos.
Com estes quatro cabeceamentos, ultrapassou Falcao (21) - talvez a maior referência dos dragões neste capítulo desde Mário Jardel - e igualou Jackson Martínez como artilheiro do FC Porto no número de golos pelo ar: são 26, mas com uma enorme diferença a favor do brasileiro, já que atingiu esse número em muitos menos jogos.
Jackson "precisou" de 136 partidas para faturar 24 vezes de cabeça, num total de 92 golos de azul e branco, ou seja, apenas 26,1 por cento dos seus golos foram marcados nas alturas. Já Tiquinho chegou aos mesmos 26 golos em apenas 117 encontros e, além disso, estes golos representam praticamente metade (45,6%) da produção total do brasileiro desde que chegou ao Dragão, em janeiro de 2017.
O que confirma que é um verdadeiro especialista no jogo aéreo. Acrescente-se, a título de curiosidade, que o primeiro golo que fez pelo FC Porto (ao Sporting) foi... de cabeça.
11697044
