O Sporting venceu o Braga, por 2-0, no jogo inaugural da 12.ª jornada, mantendo-se invicto na I Liga, que lidera isolado.
Corpo do artigo
https://ojogo.vsports.pt/embd/63152/m/7102/ojogo/dc9c9f13813dd1374920f1e0bbc2baf8?autostart=false
Neto 6
A abnegação é a principal arma de Neto e o central ontem mostrou vontade e querer inigualáveis, compensando um par de erros técnicos com a sua garra, disponibilidade e entrega. Aos 27" ganhou peito com um grande corte a impedir a desmarcação de Fransérgio e aos 45"+1, com passe longo para Porro, deixou também marca positiva nas ações ofensivas.
Coates 7
Rápido nas antecipações, seguro nas saídas, poderoso pelo ar, apenas aos 32" relaxou, num lance de golo iminente para o Braga, mas reagiu ao erro posicional, recuperou a posição e ainda foi a tempo de evitar a recarga de Paulinho. Aos 86" manteve a concentração em alta e deu o exemplo de dedicação, como capitão, com um corte de carrinho a intercetar remate perigoso de Iuri Medeiros.
Feddal 6
Foi o central que teve a exibição menos impactante, mas foi igualmente eficaz. E fez os primeiros dois remates da equipa... Cometeu um par de erros, rapidamente esquecidos com a forma como impôs a sua experiência para estabilizar o sector.
Pedro Porro 7
Muito atento, a ler bem e a antecipar os movimentos de Galeno, fez arrancadas sem hesitação para conseguir controlar a velocidade do brasileiro. Deu grande dinâmica à equipa pelo seu flanco, incansável a fazer todo o corredor. Fechou as progressões ao seu rival direto, mas deu azo, porém, a passes para trás como aos 40" em lance que permitiu a Al Musrati atirar ao poste. Aos 19" e 45"+1" fez passes de morte que os colegas não conseguiram materializar em golo e, de livre, aos 52", forçou Matheus a defesa a dois tempos.
João Palhinha 6
Embora sem o fulgor de outros jogos, voltou a ser fundamental: com um corte "karateca" esteve na génese da jogada do primeiro golo dos leões.
João Mário 6
Encontrou desde cedo espaço entrelinhas para ter bola, pausar e pensar o jogo, permitir a subida de colegas para apoiar em ataque organizado, e foi importante a sua qualidade técnica na circulação de bola. Só lhe faltou estar ligado aos lances capitais e estar mais perto do golo.
Nuno Mendes 5
Mesmo numa exibição apagada, vai aparecer em todos os resumos do jogo fruto da participação no primeiro golo, pois é seu o passe longo para Nuno Santos assistir Pote na área.
Pedro Gonçalves 7
Como disse Amorim na véspera, procura o seu novo normal após arranque estonteante. E se é como frente ao Braga, o golo (o 11.º da época após três jogos em branco) compensa a atuação discreta. Foi aos 54" que, após dar início à jogada, arrancou para a área onde surgiu a finalizar levando a equipa à a...Poteose.
Tiago Tomás 5
Entrou a abrir e desapareceu, foi perdendo peso no jogo e discernimento nas decisões.
Nuno Santos 6
Entrou com genica, foi-se abaixo... e reapareceu com assistência de calcanhar (1-0).
Sporar 6
Deu uma referência de ataque e quase marcou (fez o primeiro remate do 2-0).
Tabata 6
Segurou bem a posse e mostrou que está em crescendo. Com bom movimento, deu continuidade à jogada do 2-0.
Matheus Nunes 6
Um golo que deu tranquilidade e rasgo técnico noutras intervenções.
A FIGURA
Adán: 8 Um seguro de vida com mãos de ferro
Foi um seguro de vida para os leões e um muro intransponível para o Braga, mesmo quando as situações pareciam mais vantajosas para os atacantes. Com um punhado de defesas, algumas de grande nível, evitou por várias vezes que os visitantes se adiantassem no marcador, primeiro, e depois que chegassem ao empate. O espanhol trancou a porta e ficam na retina as intervenções aos 32" e aos 63" com mãos de ferro a negar o golo a Ricardo Horta. Esteve sempre lá quando a equipa precisou, e teve ainda a estrelinha da sorte de ver uma oportunidade clara, de Al Musrati, aos 40", ser devolvida pelo poste.