Um a um do FC Porto frente ao Gil Vicente: golpes em persa e o médio que faltava
Confira as notas atribuídas por O JOGO aos jogadores do FC Porto que atuaram na vitória por 2-0 sobre o Gil Vicente, na quinta jornada da Liga Bwin.
Corpo do artigo
Diogo Costa 7
Ainda com 0-0 no marcador, agigantou-se para negar o golo a Bilel (7") e aos 17" fez uma defesa de recurso, repetindo a dose aos 75" perante cabeceamento de Navarro. De resto, esteve seguro com os pés e na leitura antecipada dos lances.
Pepê 6
O regresso à lateral-direita nem começou bem, com um passe errado aos 7" que pôs a equipa em apuros. Porém, despertou ao intervalo e dinamizou o corredor com uma mão cheia de boas iniciativas. Rendido aos 82".
Pepe 6
De volta ao habitual estilo de patrão, jogou grande parte do tempo subido e resolveu sem problemas tudo o que passou pela sua zona de jurisdição.
David Carmo 6
Globalmente seguro, não complicou na estreia oficial e o máximo que arriscou foram alguns passes longos, na tentativa de esticar o jogo.
Wendell 6
Bem posicionado, esteve certinho a defender, optando por não se aventurar muito no ataque.
Otávio 6
Não fez um jogo exuberante, mas foi crucial a gerir o ritmo da equipa. Teve o golo nos pés, aos 20", mas a bola de Toni vinha a meia altura...
Uribe 6
Sentiu algumas dificuldades para se libertar da pressão, mas, quando o fez, exibiu o nível habitual. Na segunda parte, esteve um pouco por todo o lado.
Eustáquio 8
Que jogaço. Lançado no duplo-pivô, Eustáquio parece ter resolvido o problema do "8" que não chegou no mercado. Encheu o campo, geriu bem as aproximações à área com Uribe e foram dele as assistências para os dois golos: manteve vivo o 1-0, ao ganhar o duelo aéreo e, no 2-0, optou por servir Galeno, em melhor posição.
Galeno 7
Desta vez como titular, injetou velocidade na ala canhota e nunca virou a cara à luta, ganhando vários lances na frente. Aos 44", estava no sítio certo para, com a baliza escancarada, empurrar para o 2-0.
Toni Martínez 6
No regresso ao onze, viu dois golos serem-lhe anulados, mas não ficou por aí. Trabalhador, foi importante nos apoios e quase deu um golo a Otávio, aos 20". Aos 47", testou a atenção de Andrew com um tiro cruzado, mas perdeu gás a partir daí e saiu aos 76".
Gabriel Veron 5
Ainda colocou a defesa anfitriã em sentido com um par de arrancadas.
Evanilson 5
Dois remates e pouco mais para contar.
João Mário 5
Entrou para fechar o flanco direito, missão que cumpriu sem problemas.
Gonçalo Borges 6
Com ginga, deu energia às alas na reta final do encontro.
Danny Namaso -
Apenas quatro minutos em campo.
A FIGURA
Taremi: 8
A inteligência de um predador alfa
De volta às grandes noites depois de uma exibição apagada em Vila do Conde, Taremi pôs em prática aquilo que melhor sabe fazer. De volta à missão de ligar setores, no caso o meio-campo ao ataque, desempenhou a função com brilhantismo e, aos 41", já após ter "assistido" Toni Martínez para um dos dois golos anulados, desatou o nó com um belo remate, de primeira. Apenas três minutos depois, conduziu a jogada do 2-0 e esperou pelo momento exato para lançar Eustáquio, numa demonstração da inteligência que possui. Foi substituído aos 76", mas ainda teve tempo para um excelente gesto técnico. Aí, só faltou acertar o disparo...