Conheça a avaliação de O JOGO aos jogadores do Benfica, que hoje venceram o FC Porto por 2-1, em jogo da 24.ª jornada da I Liga.
Corpo do artigo
BENFICA UM A UM
Vlachodimos 8
Entrou em ação aos 16 segundos, com boa defesa a tiro forte de Alex Telles Aliviou sem tremer as muitas bolas que os seus colegas lhe passaram e depois de várias defesas simples brilhou a alto nível no final, primeiro a voar para negar o golo a tiro de Felipe e depois, aos 90", a segurar o remate de Marega quando no Dragão já todos se preparavam para festejar.
André Almeida 7
Acompanhou bem Brahimi enquanto o argelino andou pelo seu flanco, raramente deixando espaço para que o camisola 8 fizesse estragos.
Rúben Dias 8
Começou mal a partida, evidenciando problemas para travar Marega, mas não se condicionou pelo amarelo logo aos 16". Recompôs-se e foi varrendo muitas bolas no eixo defensivo das águias.
Ferro 8
Bruno Lage tinha dito que os miúdos estavam preparados para o clássico e Ferro deu um bom exemplo disso mesmo. Na estreia no Dragão, o 97 até mostrou maior regularidade do que o colega de sector. Calmo, acumulou inúmeros cortes, controlando praticamente todos os lances aéreos e ainda soltou a bola para vários lances de perigo.
Grimaldo 7
Anulou sem grandes problemas Corona
Gabriel 4
Estava a fazer uma grande exibição, dando os equilíbrios de que Lage tanto fala, mas acabou por sair penalizado pela expulsão, o que dificultou a tarefa à equipa.
Pizzi 7
Apareceu frequentemente nos espaços para criar perigo. Construindo o futebol encarnado, deixou os colegas várias vezes em boa posição para visar a baliza contrária (foi com ele que Rafa tabelou no 2-1), algo que também ele pôde fazer, perdendo o duelo para Casillas.
Rafa 8
Após o golo na Taça da Liga, voltou a marcar ao FC Porto e desta feita entregou a vitória ao Benfica. Esteve perto do bis numa jogada quase a papel químico do 2-1, dando dores de cabeça à defesa portista pela forma como se escapou em velocidade com facilidade. Como se não bastasse, ainda apoiou e bem Grimaldo em trabalho defensivo.
João Félix 7
Mais um miúdo personalizado. Sem medo dos poderosos centrais do FC Porto, apareceu no sítio certo para dominar e, com serenidade, fazer o empate. Fez boas tabelas com os colegas e ainda foi sacrificado para jogar na ala, onde se preocupou sobretudo em fechar.
Seferovic 6
Rápido a recuperar a bola a Manafá, soltou bem para João Félix fazer o empate, tendo perdido uma excelente ocasião para repetir o golo ao FC Porto marcado na Luz - Casillas foi mais forte a fechar a baliza. Foi inesgotável no trabalho defensivo.
Gedson 6
Deu, numa primeira fase, bola e saída para o ataque, fazendo boa dupla com Samaris após a expulsão de Gabriel.
Corchia -
Aposta para reformular o esquema defensivo e ajudar a fechar ainda mais a equipa perante a pressão contrária.
Cervi -
Com João Félix esgotado, refrescou o lado esquerdo do meio-campo, queimando numa mexida que queimou também algum tempo.
A FIGURA
Samaris 8
Após ter sido central frente ao Chaves, voltou ao meio-campo e fez uma dupla todo o terreno com Gabriel, ajudando a ganhar o miolo e a travar parte do jogo da equipa de Sérgio Conceição. Varreu muitas vezes o sector intermediário, permitindo à equipa tranquilidade na hora da saída da sua zona defensiva e entregando com certeza para a construção de jogo - como sucedeu aos 45", em que tabelou com Pizzi numa jogada que deixou Seferovic na cara do golo. Com a expulsão, apoiou ainda mais as torres centrais, formando um bloco unido e forte, tirando o golo dos pés de Herrera aos 74".