Ugarte sossega atrás e à frente: números mostram que falta de Palhinha não faz mossa
Após os primeiros treinos, Amorim disse estar surpreendido com o talento do camisola 15. Supera expectativas e enfrenta nova chance de se afirmar sem Palhinha, antecipando 2022/23. Uruguaio com números defensivos semelhantes aos de João Palhinha e com mais ações totais, passes e dribles.
Corpo do artigo
João Palhinha será baixa nos próximos três jogos do Sporting, suspenso na sequência da expulsão na confusão no final do clássico contra o FC Porto, mas a sua ausência já não causa mossa. Manuel Ugarte, contratado para ser moldado ao longo desta temporada para render o camisola 6 na próxima, tem superado as expectativas e sossega Rúben Amorim - e os seus colegas de equipa -, quer nas ações defensivas quer nas ofensivas.
No domingo, contra o Estoril, o uruguaio tem a segunda chance de se mostrar com regularidade, depois de no final de novembro e em dezembro ter rendido o colega, que se lesionou em vésperas do dérbi na Luz contra o Benfica.
Lançado nesse teste de fogo, Ugarte foi protagonista e começou aí a vincar o seu potencial para ser o sucessor de João Palhinha, jogador até aqui fundamental no funcionamento e equilíbrio da equipa e decisivo nas conquistas recentes, ao ponto de voltar a ser aposta de início no clássico.
Ugarte já supera até o colega em alguns dados estatísticos relevantes e destaca-se acima de tudo pela capacidade de transição ofensiva com bola no pé, enquanto Palhinha é mais de descarregar nos colegas com bolas longas. Nas médias por 90", tem mais ações totais (82,7 Vs 74,7), mais passes efetuados (44 Vs 38) e recebidos (31,7 Vs 27,8), mais dribles (3,9 Vs 2,3) e mais duelos (26 Vs 24,2). Noutros itens reina o equilíbrio entre os dois jogadores, como no conjunto entre recuperações e intercepções (13,5 para o uruguaio contra 13,8 do português).
João Palhinha é mais rematador (1 Vs 0,4), faz mais passes longos (3,6 Vs 2,6) e tem mais duelos defensivos (11,2 Vs 10,7) e aéreos (2,9 Vs 1,8), e faz mais passes para o terço final (5,5 Vs 4,3).
14604939