Franceses apresentaram uma proposta de 60 M€ à SAD, mas o emblema inglês vai responder com o mesmo valor.
Corpo do artigo
É um dado adquirido: Manuel Ugarte está de partida do Sporting e já não fará parte das opções de Rúben Amorim em Vizela. E candidatos a levar o internacional uruguaio não faltam.
O Paris Saint-Germain chegou-se à frente, através de Jorge Mendes, empresário que está a intermediar o negócio, apresentando à SAD leonina uma proposta de 60 milhões de euros (valor da cláusula de rescisão do médio), mas pagos de forma faseada - caso contrário nem precisava de negociar a saída do camisola 15 dos leões.
O PSG não está, no entanto, sozinho na corrida pelo médio.
Segundo O JOGO apurou, o Chelsea fará chegar nos próximos dias uma proposta com o mesmo valor, pelo que depois serão o jogador e o Sporting a decidirem pela melhor opção. Ugarte, já se sabe, prefere a Premier League, mas o facto de os blues não estarem presentes na próxima edição da Liga dos Campeões nem a qualquer prova da UEFA pode ter algum peso na decisão.
Mendes e Luís Campos, conselheiro do PSG, têm estado em permanente contacto, mas o superagente português tem outras hipóteses em carteira. Atentos aos desenvolvimentos e ao previsível braço de ferro entre o PSG e o Chelsea, estão Tottenham, Liverpool, Aston Villa e Newcastle, clubes que têm o jogador muito bem referenciado.
A administração da SAD leonina quer ver esta situação resolvida o mais depressa possível para ver exatamente com o que pode contar para ir ao mercado, depois de falhada a presença na próxima edição da Champions.
O Sporting, recorde-se, tem 70 por cento do passe do médio, tendo pago 10, 5 milhões de euros por esta parcela. Os restantes 30 estão na posse do Fénix (20 por cento), clube formador, e Famalicão (dez por cento). Se se confirmar a venda por 60 milhões, os leões arrecadam 42 milhões de euros, o Fénix 12 milhões e o Famalicão seis.
Amorim não abriu totalmente o jogo na conferência de Imprensa, mas sempre disse que é "difícil manter um jogador como Ugarte, que tem vários clubes interessados". "Sei o que quero fazer com a equipa, já transmiti à Direção e estamos preparados para qualquer cenário. O Ugarte é um dos mais cobiçados", acrescenta o treinador, convicto de que é melhor não protelar durante muito mais tempo a saída dos jogadores. "Há um processo e há que não forçar as coisas. Como treinador, e apenas isso, amanhã [hoje] depois do jogo poderia estar vendido. Quem for para sair, pode sair já. Todos os treinadores responderiam isso de forma a preparar as coisas com mais calma."
Fénix faz contas à vida
Contactado por O JOGO, Álvaro Chijane, secretário geral do Fénix, não esconde o entusiasmo pela operação em marcha. "Quem está a tratar do tema é Jorge Mendes, o representante do jogador na Europa, juntamente com o empresário do atleta [Jorge Chijane] e que representa também o nosso clube. Ele chegou na terça-feira a Portugal para tratar do assunto", sublinhou, sem preferência sobre o destino do médio. "PSG e Chelsea? Vamos ver. Primeiro era o Liverpool, depois o Newcastle. Vamos esperar pelo desenvolvimento do processo. Para o Fénix será um negócio importante, vamos esperar com tranquilidade até que tudo esteja assinado. Às vezes há negócios que caem. Quando tudo estiver encerrado e assinado, o nosso representante irá informar-nos. Depois viajará para Montevideu e aí irá esclarecer ao pormenor tudo a que teremos direito. Vamos ver se pode acontecer nos próximos dias."
Álvaro Chijane confirma que o tema está "bem entregue" a Jorge Mendes. "12 M€? Estamos à espera. Oxalá o negócio se dê e se concretize essa venda. Para o clube será um valor recorde. E permitirá abrir também quem sabe outras portas para negócios futuros. Que Ugarte tenha um grande futuro. Sempre mostrou talento e uma grande cabeça. Descobrir um jogador como Ugarte é como encontrar uma agulha no palheiro. É um jogador humilde, focado e que gostava de estudar, além do futebol", conclui.