O Benfica visita o Mónaco na quarta-feira (20h00) para a quinta jornada da fase regular da Liga dos Campeões
Corpo do artigo
Bruno Lage à Sport TV
Sobre o jogo: “O nosso objetivo é dar continuidade ao trabalho que temos vindo a fazer. Nós queremos marcar golos em todo o lado. Vamos olhar para o adversário, perceber que, quando não temos bola, temos de defender, quando temos a bola, temos de procurar os nossos espaços para marcar golo.”
Sobre gestão física de Di María: “Às vezes, não jogar em determinados períodos não ajuda, ficamos muito tempo sem jogar entre as paragens para as seleções, por isso é que proporcionamos os jogos de treino. [Menor desgaste nas viagens] ajuda. A gestão é igual para todos. Estamos satisfeitos com o rendimento do Di María, mas não o tratamos de forma especial, é igual aos outros. Quando está disponível para jogar, joga, quando não está disponível, não joga, essa é a minha forma de liderar, independentemente da idade, do estatuto, é olhar para o rendimento e para o que os jogadores vão fazendo a cada momento.”
Bruno Lage na conferência de imprensa
Qual Benfica é preciso, para impor o seu jogo?
Espero um Mónaco agressivo na pressão, forte nas transições, com um jogo muito vertical, a atacar a profundidade, os homens da frente a criar muita dinâmica para criar oportunidades de golo.
Espero um Benfica a dar continuidade às boas exibições recentes, e que entenda o jogo que tem de fazer. Sem bola, pressionante, com bola, inteligente para perceber os espaços que temos para atacar. É importante saber como ter mais tempo a bola, quais os espaços em que podemos ter a bola. Vamos tentar vencer, é o nosso objetivo.
Porque devem os adeptos acreditar que vão ver o Benfica que jogou com o FC Porto, e não o Benfica que jogou com o Bayern?
O futebol é o momento, preparamos sempre a equipa para fazer boas exibições, às vezes não sai como planeamos. Não queremos fazer o que fizemos em Munique quando tínhamos a bola, não era o planeado. O importante é o que temos de fazer com bola, como ser agressivos, como procurar os espaços para fazer os golos.
Quão importante é pontuar neste jogo?
É importante como todos os jogos são importantes. O nosso desejo é seguir em frente na competição. Estão três pontos em disputa, vamos entrar em campo com a ambição de conquistar os três pontos, que podem ser importantes na nossa continuidade.
Menor utilização de Leandro Barreiro?
“Ele terminou a recuperação na seleção, esteve disponível por pouco tempo, após o jogo da Liga dos Campeões lesionou-se e tem estado de fora. Acho-o um jogador muito interessante, ele sabe disso. Não o vejo na posição do Florentino, vejo-o numa posição mais avançada no terreno, tem técnica e bom ataque à profundidade. Se continuar a trabalhar como tem trabalhado, vai, com certeza, ter os seus espaços e oportunidades para jogar no Benfica.”
Sente pressão para vencer?
A jogar pelo Benfica, sentimos sempre a pressão de vencer, faz parte, é inerente, desde os sub 11 à equipa principal, faz parte da nossa mentalidade. Sei muito bem como preparar os jogadores para terem essa ambição.
Análise ao Mónaco?
O Mónaco é uma equipa muito interessante, com um 4-4-2 muito vincado. São muito fortes a romper linhas, quer em diagonais curtas, como em diagonais longas. No momento em que perdem a bola, fazem uma forte transição, e conseguem criar muitas oportunidades de golo na transição ofensiva. É uma equipa muito forte, penso que preparámos a equipa da melhor maneira para impor o nosso jogo, que é o nosso objetivo.
Crescimento de Florentino?
Cresceu como jogador e como homem. É um dos melhores exemplos que temos como profissional, em termos de rendimento, e na prontidão com que está preparado, sempre que necessário. Prepara os jogos sempre da mesma maneira, com uma mentalidade muito forte. Temos aqui um atleta e um homem com uma maturidade muito boa.
Florentino na conferência de imprensa
O que tem de fazer o Benfica para dominar: "Sim, estádio que conheço porque estive aqui há algum tempo. Para ganhar é continuar o que temos feito, ser uma equipa pressionante, saber os momentos do jogo, fazendo isso estaremos perto da vitória."
Equipa a crescer: "O futebol é feito de altos e baixos. neste momento estamos confiantes e sabemos o que temos de fazer para ganhar os três pontos amanhã. Titulares e suplentes que nos ajudam. Temos de dar continuidade. Os bons resultados feitos anteriormente amanhã não servem de nada se amanhã não conseguimos bom resultado."
Considera que melhorou com Bruno Lage? "Não foi só o meu jogo que melhorou, a equipa ficou mais confiante, mais ofensiva. É diferente. A equipa está a marcar muitos golos e a sofrer menos e é assim que queremos continuar."
Como mudou a sua carreira a passagem pelo Mónaco? "Já vai um tempo desde que estive aqui. Acima de tudo, mais que tecnicamente, sou uma pessoa mais madura, e assim tenho mais constância, fiz com que tivesse mais evolução no campo. Ter mais constância deu mais confiança e fez-me ser a pessoa que sou hoje."
A época com menos jogos foi no Mónaco, alguma vez duvidou de si? E agora num momento em que está em alta, sente injustiça por não ir à Seleção? "Referiu momento baixo e alto. Sobre a injustiça, creio que não há, eu não decido os que vão à Seleção. O meu objetivo é fazer o meu trabalho no Benfica. Foi necessária ter essa passagem no Mónaco, fez-me ver o futebol de forma diferente. Faz parte as coisas boas e más, não ir muito abaixo nem deslumbrar-se."
Como vê o Mónaco atual? "O Monaco é equipa muito equilibrada, os jovens têm muita qualidade. Têm tido bons resultados, temos de estar focados para ganhar o jogo."
Florentino à BTV
Expetativas: "Jogo muito importante como tem sido todos, estão em causa três pontos que queremos ganhar. Estamos a meio e sabemos que todos os pontos são preciosos."
Teste para solidificar crescimento? "Sim, queremos ter equipa constante onde todos os jogadores estão ao mesmo nível. Temos feito bom trabalho e queremos dar continuidade se não nada vale."
Regresso ao Mónaco: "Clube especial para mim, que me acolheu na minha primeira experiência fora."
Que Benfica esperar e sentimento no balneário: "A equipa está muito motivada, estamos confiantes, o trabalho está a ser bem feito e os frutos têm sido notórios."
Bruno Lage à BTV
"Personalidade. Trabalhamos muito bem o jogo. Vimos de dois resultados muito bons com boas exibições e trazer isso. Perceber os espaços. A equipa entendeu muito bem o que podemos fazer e vamos com caráter, confiança e personalidade."
"Mónaco é uma equipa muito vertical quer a defender quer a atacar, temos de ter atenção a isso. Com bola tem muita profundidade. Temos de entender como os parar e encontrar os nossos espaços para marcar golos."
"A jogar de três em três dias e por vezes com viagens, lesões e castigos, é fundamental poder contar com todos. Ninguém fica para trás, conto com todos, não há lugares garantidos, é assim desde o princípio. Todos se têm sentido importantes e ficamos felizes porque todos correspondem."