Médio voltou a ser decisivo e chegou à 50.ª assistência desde 2019/20.
Corpo do artigo
Não há novidade em dizer que Otávio é uma peça fundamental no FC Porto, nem se pode escapar à clareza dos números que reforçam esse estatuto.
Irrequieto, incansável e sempre perto da bola, o "Baixinho" somou em Arouca a 12.ª assistência da época com o cruzamento para Marcano carimbar o triunfo (1-0).
Foi o 50.º passe para golo desde a época 2019/20, num registo que mais ninguém atingiu em Portugal, em igual período. Ao todo, pelo FC Porto, já vai em 67.
Foi também desde essa temporada que o internacional português começou a superar-se sucessivamente. Com cinco golos e 12 assistências até ao momento, o camisola 25 está a duas ações de melhorar o contributo para golos pela terceira época consecutiva: 15 participações em 2019/20, 17 em 2020/21 e 18 em 2021/22. Restam-lhe três jogos para tentar alcançar essa meta, as duas últimas rondas da I Liga e a final da Taça de Portugal - contra o Casa Pia, no domingo, vai cumprir castigo. Pese a influência, nos seis jogos para o campeonato sem Otávio, esta época, o FC Porto só não venceu um, na deslocação ao Estoril (1-1).
O encontro em Arouca também ilustrou outros argumentos de Otávio. Principal organizador de jogo e com amplo de raio de ação, como se vê na figura em baixo, o médio fez 11 passes certeiros para a grande área, num máximo da época e muito acima da média pessoal (cinco). Em todo a prova, também é o jogador com mais acerto (49,5%) nos passes em profundidade e ninguém arrisca tantos de rutura: já vai em 47 e o segundo, Alan Ruiz, do Arouca, tem 20...