Taça das oportunidades: os jogadores do FC Porto que deverão atuar frente ao Coimbrões
Sérgio Conceição vai dar minutos aos menos utilizados e fazer avaliações em competição. Disponibilidade das últimas semanas importante na definição da equipa que avança contra o Coimbrões.
Corpo do artigo
Na época passada, Sérgio Conceição frisou, em mais do que uma ocasião, que não basta dizer que se confia no plantel todo, é preciso prová-lo.
Frente ao Coimbrões, Sérgio Conceição vai promover alterações da baliza ao ataque
Disse-o após jogos de grau de dificuldade mais elevado do que o que se prevê agora, como o Coimbrões, e em fases mais adiantadas da Taça de Portugal e da Taça da Liga, provas que, por norma, até permitem a rodagem do plantel. Agora voltará a seguir à risca a confiança que tem reiterado no plantel atual. O FC Porto vai mudar de ponta a ponta. Começa com a entrada de Diogo Costa para a baliza, termina na troca de Marega e Zé Luís por Soares e Fábio Silva. Mas já lá vamos.
11411182
O facto de o Coimbrões, adversário de estreia na Taça de Portugal 2019/20, ser do terceiro escalão não minimiza o respeito do FC Porto nem o grau de responsabilidade que os dragões colocam no jogo. Para o técnico, independentemente do nome do rival, é fundamental que os jogadores que agora vão ser lançados justifiquem mais oportunidades em jogos vindouros. As escolhas também terão que ver com a disponibilidade das últimas semanas. Isso foi, aliás, um ponto assente na última temporada.
Como exemplo maior está o jogo em Vila Real (distritais) há exatamente um ano. Nessa altura, o treinador escolheu Felipe e Militão para o centro da defesa por não ter contado com Mbemba e Diogo Leite na semana prévia. Desta vez, só um central esteve no Olival durante as duas últimas semanas: Marcano. E até é possível que o espanhol jogue, pelo menos a julgar pela dupla que ontem formou com Diogo Leite no treino de conjunto. A entrada de Mbemba para o eixo é, contudo, uma hipótese igualmente séria e deixa a posição de central como uma das poucas ainda em aberto pelo treinador.
Fechadas estão as laterais: Manafá à esquerda e Saravia na direita, como temos escrito. O português é opção recorrente e permite que Alex Telles tenha algum descanso. O argentino evoluiu nestes dois meses sem qualquer minuto, ganhou moral na seleção e regressou a tempo de toda a semana de trabalho no FC Porto, antes até de Tomás Esteves, a outra opção para a posição. Na baliza estará Diogo Costa, o guarda-redes das Taças.
11403335
Loum em estreia e Sérgio Oliveira com calma
À frente do quarteto defensivo deve jogar a maior novidade de todas: Loum. O senegalês custou 7,75 milhões de euros à SAD e tarda em justificar a contratação. Conceição não abdica de Danilo e isso, já se sabia, é um obstáculo muito difícil de contornar pelo africano. Mas na primeira oportunidade que teve de poupar o Comendador, na Taça da Liga, foi Mbemba que avançou para o meio-campo defensivo.
Tomás Esteves e Loum são os únicos jogadores que ainda não somaram qualquer minuto
Loum é agora a hipótese mais forte. Além de já treinar há quase dois meses sem limitações, precisa de somar minutos para não ficar mais atrasado. E Mbemba, como central, lateral ou médio, a titular ou suplente utilizado, tem somado alguns... Ao lado deve estar Bruno Costa, titular em Barcelos na I Liga, contra o Santa Clara na Taça da Liga e, em teoria, quarta opção para o sector.
A terceira - Sérgio Oliveira - esteve parada dois meses e a prudência aconselha um regresso gradual. O mais provável é, portanto, que o internacional português some alguns minutos para recuperar ritmo e confiança.
Caso: Soares e Fábio Silva à frente de Aboubakar
O ataque ao Coimbrões terá Soares e Fábio Silva como homens mais adiantados. Sérgio Conceição vai poupar Marega, que ficou no Olival para poder recuperar do esforço despendido no último ciclo competitivo, mas também Zé Luís, que jogou duas vezes por Cabo Verde nos últimos dias. Na primeira linha de substituição estão os dois pontas de lança que foram a jogo contra o Santa Clara, na Taça da Liga, e têm sido chamados ao longo do resto da competição. Isto significa, naturalmente, que ainda não será desta que Aboubakar será titular. O camaronês esteve quase um ano parado, jogou um par de minutos contra o Krasnodar, depois foi à equipa B e não voltou a ser utilizado na principal.
Quem está à caça de minutos
- Saravia
Tempo de jogo: 38'
Regressa com 27 minutos de jogo pela Argentina e, apesar de não jogar desde a derrota com o Krasnodar, a 13 de agosto, tem aqui uma forte possibilidade de voltar ao onze.
- Tomás Esteves
Tempo de jogo: 0'
Tem ritmo, fruto dos particulares contra a Itália pela seleção sub-19 portuguesa (92" no total), que acumula com seis jogos disputados pela equipa B do FC Porto. Mas não deve ser titular.
- Diogo Leite
Tempo de jogo: 90'
Titular na Taça da Liga contra o Santa Clara, o central repetiu a titularidade contra a Holanda pela Seleção sub-21, voltou "cedo" aos treinos e jogará com o Coimbrões.
- Loum
Tempo de jogo: 0'
A lesão de início de época atrasou-o, razão pela qual soma apenas um jogo pela equipa B, a 31 de agosto, contra o Casa Pia. Regressa da seleção sem ter sido utilizado.
- Bruno Costa
Tempo de jogo: 180'
Titular a tempo inteiro na primeira jornada, contra o Gil Vicente, só voltou a jogar na Taça da Liga, contra o Santa Clara (90"). Curiosamente, nunca foi suplente utilizado.