Marega, Zé Luís e Soares partem para o encontro com da Liga Europa com a hipótese de atingir marca pessoal de golos na carreira
Corpo do artigo
É de olho na obtenção de uma marca histórica de golos nas respetivas carreiras que Marega, Zé Luís e Soares partem, amanhã (17h55, Sport TV1), para o jogo com o Rangers, o primeiro que o FC Porto enfrenta na Liga Europa depois do "apagão" ofensivo em Roterdão, onde a equipa interrompeu uma série de 14 encontros consecutivos sempre a marcar numa fase de grupos das provas da UEFA.
Dragões marcavam há 14 jogos seguidos nas fases de grupos até Roterdão
Os três avançados, que contribuíram com uma boa fatia para a ineficácia revelada pela equipa, estão no limiar de um número redondo de tentos e querem juntar o útil ao agradável. O maliano e o cabo-verdiano deverão ter mais hipóteses por estarem apontados ao onze, tal como na Holanda, mas até o brasileiro, que ganhou um fôlego extra com o desempenho frente ao Coimbrões (Taça de Portugal), tem esperança em arrumar já com o assunto.
Marega está apenas a um disparo certeiro dos 50 ao serviço do FC Porto, Soares a dois do mesmo registo e Zé Luís a outros tantos de alcançar a soma de 100 por todos os clubes que representou na carreira.
Dos três avançados a quem Sérgio Conceição tem dado mais minutos esta temporada, Marega é o único que ainda continua com um zero na coluna dos golos nas competições europeias.
O maliano tem gozado de várias oportunidades, mas não tem conseguido emular o rendimento da época passada, em que terminou a fase de grupos da Liga dos Campeões com cinco golos marcados e a ameaçar o recorde de Jardel (que viria a igualar) de seis jogos consecutivos a festejar nas provas organizadas pela UEFA. Zé Luís "picou" o ponto com o Krasnodar, num encontro em que os dragões viriam a perder (3-2) com os russos e a cair para a Liga Europa, enquanto que Soares vestiu o papel de herói na vitória (2-1) dos azuis e brancos com o Young Boys, na primeira jornada do Grupo G.
https://www.instagram.com/p/B32jWwFBEV7/
A receção ao campeão suíço, de resto, foi o tal 14.º (e último) encontro consecutivo do FC Porto sempre a marcar na fase de grupos de uma competição europeia. A sequência tinha começado ainda na temporada de 2016/17, com Nuno Espírito Santo (um jogo), na Liga dos Campeões, e prosseguiu com Sérgio Conceição (13), que viu a equipa falhar esse desiderato pela primeira vez desde que é treinador os portistas na "Banheira de Roterdão". Esse desacerto acabou por contribuir para a derrota (2-0) com o Feyernoord, que veio deixar as quatro equipas do grupo com o mesmo número de pontos: três.
OS NÚMEROS
49 - São os remates certeiros que Marega leva ao serviço do FC Porto
98 - Soma dos golos de Zé Luís em todos os clubes que representou
48 - Golo ao Coimbrões deixou Soares a dois dos 50 pelo FC Porto
11435020