Pote, Paulinho e Sarabia participaram diretamente, com golo ou assistência, num total de 54 dos 90 festejos da equipa.
Corpo do artigo
O Sporting soma 90 golos ao longo da temporada e mais de metade, concretamente 54, ou seja 60%, tiveram de alguma forma a marca do trio de ataque mais utilizado por Amorim, quer seja no remate final ou no passe de morte: Pedro Gonçalves, Paulinho e Sarabia.
Pote, o melhor marcador leonino da última época, é o mais eficaz do trio, pois é aquele que, com menos minutos em campo (2377"), tem a melhor combinação de golos (14) e assistências (8).
O espanhol Pablo Sarabia tem o mesmo registo que o 28, mas em mais minutos de jogo (2595"). Por último, o intocável Paulinho, espicaçado pela presença de Slimani, tem-se destacado à frente dos colegas como referência de ataque, e também quando Amorim opta por jogar com dupla de avançados e faz o 11 recuar ligeiramente para ser Slimani a referência mais adiantada. Paulinho soma os mesmos 14 golos que Pote e Sarabia, mas tem menos passes de morte, apenas cinco. E isto com mais minutos de jogo (3199").
E se o trio de ataque mais utilizado por Amorim esteve ligado diretamente a 54 dos 90 golos dos leões, teve ainda participação em muitos mais. Em quatro dos 36 em que não apareceram na ficha com registo de golo ou assistência, foram também decisivos, ou a sofrer penáltis convertidos por outros colegas, ou com primeiros remates antes de recargas bem sucedidas, ou a apontar cantos que acabam em golo. E em muitos mais nas fases mais precoces das jogadas...
Mais um de Nuno Santos e época 2014/15 igualada
O Sporting tem três jogadores já nos dois dígitos, no que diz respeito a golos marcados em 2021/22, e se Nuno Santos faturar mais um até fim da época, serão quatro com dez ou mais golos. Um quarteto em dois dígitos é algo que não se vê no emblema leonino desde a temporada 2014/15, quando Montero (15), Slimani (15), Nani (12) e Adrien (10) superaram essa barreira. Nuno Santos tem pelo menos mais oito jogos para marcar mais um e chegar aos dez golos.