Contra o Portimonense, o extremo rematou seis vezes, o máximo que registou na carreira por um clube. O golo inaugural representou o trabalho de várias semanas: a equipa técnica pede ao reforço para não ter receio de atirar de primeira e também exige que este apareça na marca de penálti para finalizar.
Corpo do artigo
Francisco Trincão não pediu licença para rematar diante do Portimonense. Atirou seis vezes à baliza algarvia, três destas tentativas enquadradas. As duas primeiras deram golo, a última acabou salva em cima da linha pela defesa forasteira.
Este é um marco nesta temporada, mas não só. O JOGO vasculhou as épocas do canhoto como profissional e nem no Wolverhampton, Barcelona ou Braga atirou tantas vezes à baliza num só jogo. Ao serviço de um clube, os remates de ontem são um recorde, que só encontra comparação quando, em 2019, pelos sub-21, fez os mesmos seis tiros e os mesmos três enquadrados diante de Gibraltar, mas esses pela Seleção.
O golo inaugural, em que Trincão apanhou a bola de primeira, sabe O JOGO, foi o corolário de semanas de trabalho com o jogador, que tem sido aconselhado a rematar com prontidão, sem temer erros. Esse atrevimento, acredita a equipa técnica, vai compensar, porque, face à capacidade de remate de Trincão, será mais fácil surpreender as equipas rivais.
Nos treinos, Rúben Amorim tem dado confiança ao reforço para atirar à baliza e afinado o posicionamento. O treinador entende que Trincão tem de jogar por dentro, para estar mais perto da baliza, e exige-lhe que apareça na marca de penálti para finalizar as jogadas rápidas criadas na esquerda, uma urgência principalmente quando o Sporting não alinha com Paulinho como referência ofensiva principal. As movimentações ao segundo poste são pedidas em contra-ataques.
Comparação com Sarabia espicaçou o sucessor
Tal como O JOGO noticiou na semana passada, a dificuldade de Trincão aparecer na área para chutar era um aspecto a corrigir e preocupava a equipa técnica verde e branca. Por isso, Amorim referiu-se a Sarabia como um "louco por golos", uma comparação feita à Imprensa que evitara até aí para não ferir a confiança de Trincão ou sequer criar-lhe mais pressão. No entanto, essa provocação foi explicada ao jogador e é caso para dizer que o canhoto respondeu bem ao ser espicaçado. Sarabia marcou 21 golos pelos leões.
Duas partidas a marcar e um recorde por igualar
Trincão celebrou pelo Sporting em dois jogos consecutivos, pois marcara ao Eintracht. Ante o Tottenham, amanhã, o extremo tentará faturar pelo terceiro jogo seguido, o que permitiria igualar um registo que data de 2020, quando logrou três partidas com celebrações pelo Braga. Para já, tem três golos em sete jogos, tantos como os obtidos nos Wolves no ano passado, em 30 encontros.
Jornal "AS" vê subida de forma e fala em regresso
O jornal "AS" deu destaque à exibição de Trincão e vincou a "subida de forma" do canhoto, considerando que o jogador está a ganhar confiança e que a sua intenção passa por "voltar ao Barcelona" depois do ano de empréstimo, uma situação improvável. O Sporting pagou 3 M€ pela cedência e, por 7 M€, acionará uma cláusula de compra que só é obrigatória se forem atingidos objetivos.