Declarações do selecionador Roberto Martínez após o anúncio dos 26 futebolistas convocados para o Campeonato da Europa de 2024, que decorrerá na Alemanha:
Corpo do artigo
Como é que o Sporting só tem um jogador convocado, o Gonçalo Inácio?: "Na minha experiência, nas listas de convocados para torneios importantes, como Europeus e Mundiais, na nossa forma de trabalhar, não foi possível para um jogador entrar na lista do Europeu se não fez parte da Seleção nos últimos seis estágios. Acho que temos muitos jogadores, tivemos um apuramento impecável. São decisões difíceis, mas que precisam de ser tomadas para termos uma equipa equilibrada e termos todas as opções que precisamos. O Trincão e o Pedro Gonçalves fizeram uma época excecional, mas foram jogadores que tiveram azar. O estágio de março era importante para eles. Com muita responsabilidade, honestidade e trabalho, as ideias estão relacionadas com aquilo que precisamos de fazer no Europeu."
Jogadores menos experientes na Seleção e possível titularidade: "Acho que os balneários vencedores têm jogadores que controlam momentos diferentes. Hoje é o primeiro passo, depois é criar competitividade no treino para permitir aos jogadores terem minutos no relvado. Não tenho o onze inicial do primeiro jogo. Gostamos de trabalhar no dia a dia e uma meritocracia é importante. As idades não importam. É o que os jogadores fazem no dia a dia e depois é escolher o que pode acontecer durante os jogos. Hoje em dia há cinco substituições, o jogo termina com 10 jogadores diferentes. Precisamos de ser uma equipa forte."