<strong><em>TRIBUNAL O JOGO</em></strong> - Análise aos lances mais polémicos do Aves-Sporting, da 29.ª jornada da I Liga, pelos antigos árbitros Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo.
Corpo do artigo
Árbitro: Artur Soares Dias (AF Porto).
Assistentes:Rui Licínio e Inácio Pereira.
VAR: João Capela.
4' - Renan derruba Luquinhas. Aceita-se o vermelho direto ao guarda-redes?
https://ojogo.vsports.pt/embd/51585/m/449809/ojogo/23906b53cec253558ced8fbd47ec02c8?autostart=false
JORGE COROADO: MÁ DECISÃO - Não se encontravam preenchidos todos os requisitos para se considerar a falta merecedora de vermelho. Luquinhas não estava enquadrado com a baliza, totalmente dominador da bola, nem com clara oportunidade de golo.
JOSÉ LEIRÓS: BOA DECISÃO - Se Renan não rasteirasse deliberadamente Luquinhas, este ficava completamente isolado, com a baliza deserta, em clara oportunidade de golo. Boa decisão do árbitro.
FORTUNATO AZEVEDO: BOA DECISÃO - Indiscutivelmente, Renan rasteira o adversário e corta uma clara oportunidade de golo. Corretíssima decisão técnica e disciplinar, ou seja, expulsão.
81' - Faltou sanção disciplinar a Doumbia num lance com Luquinhas?
https://ojogo.vsports.pt/embd/51600/m/449809/ojogo/5796321e650131ac4d7cba4a46cac11f?autostart=false
JORGE COROADO: MÁ DECISÃO - Doumbia foi objetivo e deliberado ao projetar o pé esquerdo para a perna do adversário. Cartão vermelho impunha-se por conduta violenta..
JOSÉ LEIRÓS: MÁ DECISÃO - A experiência e competência creditada ao longo dos anos a Artur Soares Dias era suficiente para ter visto o lance e expulsar o jogador com vermelho. Infelizmente, nem o VAR conseguiu ajudar.
FORTUNATO AZEVEDO: MÁ DECISÃO -Erro grave do árbitro e do VAR. Sem qualquer intenção de jogar a bola, de sola, Doumbia atinge o adversário, colocando em perigo a sua integridade física. Falta grosseira, punível com vermelho direto.
90' - Derlei marca, mas o lance é invalidado por falta sobre Coates no início da jogada.
https://ojogo.vsports.pt/embd/51602/m/449809/ojogo/2b3aede8a7fb8e31fcea9755eec9359f?autostart=false
JORGE COROADO: BOA DECISÃO - Derley, para ganhar posição e vantagem na jogada, cometeu infração sobre Coates, justificando a interrupção e a falta assinalada pelo árbitro.
JOSÉ LEIRÓS: BOA DECISÃO - Soares Dias, nas costas dos dois futebolistas, não conseguiu ver a infração. As imagens ajudaram, porque no momento crucial, Derley atingiu Coates. Livre direto bem assinalado.
FORTUNATO AZEVEDO: BOA DECISÃO - Decisão acertada do VAR. Com movimento do braço, Derley atinge a cara de Coates. Ação negligente. Golo bem invalidado, como a advertência ao jogador.