Hugo Miguel, da AF Lisboa, foi o árbitro do Boavista-FC Porto, que os dragões venceram por 1-0. Jorge Coroado, José Leirós e Fortunato Azevedo analisam os casos do jogo.
Corpo do artigo
https://ojogo.vsports.pt/embd/47254/m/449651/ojogo/30b738f65be371bd0d1ff06ef06ff1fc?autostart=false
Boavista - FC Porto: 0-1
Árbitro: Hugo Miguel (AF Lisboa)
Assistentes: Ricardo Santos e Bruno Trindade
VAR: Fábio Veríssimo e Pedro Martins
Amarelos: Carraça 25", Neris 45"+3", Helton Leite 60", Fábio Espinho 78", Rochinha 85", Casillas 90"+6", Idris 90"+6"
https://ojogo.vsports.pt/embd/47231/m/449651/ojogo/2c43997ce931a214ec2b7414451f739f?autostart=false
5' - Mão na bola ou bola na mão de Mateus? Penálti por assinalar?
JORGE COROADO - BOA DECISÃO: Na sequência do pontapé livre, a bola foi embater no braço direito de Mateus que se encontrava junto ao tronco. Não houve, por isso, pontapé de penálti.
JOSÉ LEIRÓS - BOA DECISÃO: Antes da bola ser pontapeada, Mateus já tem os braços em posição defensiva no tronco. Não há penálti porque não há movimento deliberado do braço.
FORTUNATO AZEVEDO - BOA DECISÃO: É uma bola inesperada, Mateus não faz qualquer movimento com o braço no sentido de aumentar volumetria do corpo. Decisão acertada.
40" - Falta de Idris sobre Marega justificava ação disciplinar?
JORGE COROADO - MÁ DECISÃO: Idris foi reincidente na falta praticada, justificando exibição de cartão amarelo que não aconteceu.
JOSÉ LEIRÓS - MÁ DECISÃO: Aqui sim, deveria ter exibido o cartão amarelo a Idris que abraçou e puxou Marega para impedir jogada de ataque.
FORTUNATO AZEVEDO - MÁ DECISÃO: De forma ostensiva e sem intenção de jogar a bola, Idris agarra Marega. Conduta anti-desportiva que deveria ter sido punida com a exibição de amarelo.
CASO DO JOGO
https://ojogo.vsports.pt/embd/47255/m/449651/ojogo/e67977cafb6a36f47256ed32ada8c7b7?autostart=false
70' - Falta por assinalar de Brahimi sobre Rochinha? Seria penálti?
JORGE COROADO - MÁ DECISÃO: Brahimi, com o pé esquerdo, tocou no pé de apoio de Rochinha, impedindo o movimento e derrubando-o. Pontapé de penálti que passou impune. Árbitro não terá visto e o VAR estava na hora da ceia.
JOSÉ LEIRÓS - MÁ DECISÃO: Penálti por assinalar. Rochinha foi rasteirado por Brahimi que com o seu pé esquerdo atingiu o pé direito do adversário de forma deliberada. O VAR, qual protocolo, deveria intervir e Hugo Miguel analisar as imagens.
FORTUNATO AZEVEDO - MÁ DECISÃO: Brahimi, de forma clara, pontapeia Rochinha, originando a sua queda dentro da área adversária. Penálti por assinalar contra o FC Porto. É estranho que, tendo o árbitro solicitado o apoio do VAR, este não tenha dado qualquer indicação da irregularidade.
https://ojogo.vsports.pt/embd/47247/m/449651/ojogo/cf1fb40ae4cd09f64520bdfea01a0fc2?autostart=false
72" - Golo de Herrera é bem invalidado por fora de jogo?
JORGE COROADO - BOA DECISÃO: Herrera já estava fora de jogo quando o colega cabeceou para a baliza. Tirou benefício da posição irregular para jogar a bola que ressaltou no guarda-redes. Bem assinalado.
JOSÉ LEIRÓS - BOA DECISÃO: Golo bem anulado, pois no momento em que a bola foi jogada Herrera tirou vantagem dessa posição irregular. Fora de jogo bem assinalado.
FORTUNATO AZEVEDO - BOA DECISÃO: Herrera estava ligeiramente adiantado em relação ao penúltimo defesa do Boavista. Golo bem anulado.
76" - Há falta para penálti de Éder Militão sobre Rochinha?
JORGE COROADO - BOA DECISÃO: Não há qualquer infração. A jogada foi na disputa da bola sem qualquer ação faltosa. Bem avaliado pelo árbitro.
JOSÉ LEIRÓS - BOA DECISÃO: Neste caso, Hugo Miguel, não decidindo deixando o jogo prosseguir, decidiu bem porque não houve falta. Por isso, não houve motivo para penálti.
FORTUNATO AZEVEDO - BOA DECISÃO: Há um contacto natural dentro da área. Militão é mais forte e ganha o lance ao jogador do Boavista. Correta a decisão do árbitro em nada assinalar.