Fernando Madureira, líder da claque Super Dragões, fora multado e punido pelo IPDJ na sequência dos cânticos sobre a Chapecoense num jogo de andebol do FC Porto
Corpo do artigo
O Tribunal de Pequena Instância do Porto deu razão ao recurso apresentado por Fernando Madureira, líder dos Super Dragões, castigado com uma multa de 2600 euros e a uma sanção acessória de interdição de acesso a recintos desportivos por um período de seis meses. A pena fora aplicada pelo IPDJ e teve como motivo o polémico cântico alusivo à Chapecoense durante o encontro de andebol entre FC Porto e Benfica, realizado na última temporada, no Dragão Caixa.
O tribunal considerou "factos não provados" que Fernando Madureira cantou e/ou incentivou ao polémico cântico - ou conhecimento de estar a cometer infração -, não vendo por isso razão para a pena decidida pelo Instituto Português do Desporto e Juventude. Aquando da decisão do IPDJ, Fernando Madureira anunciara a decisão de apresentar o recurso que desde logo teve efeitos suspensivos.