Extremo iria para o Dinamo Odranski Obrez até completar 16 anos e depois mudar-se para a Alemanha
Corpo do artigo
A transferência de Cardoso Varela para o Dinamo Odranski Obrez foi, segundo informações recolhidas por O JOGO, cancelada no Transfer Matching System (TMS) da FIFA.
A intenção dos representantes do extremo, que motivou uma queixa do FC Porto no organismo que tutela o futebol mundial, iria rumar aquele clube croata até completar 16 anos, altura em que se mudaria para a Alemanha.
A FIFA, recorde-se, tem normas muito apertadas para a transferência e agenciamento de menores, embora na Croácia seja possível que um jogador amador assine por um clube da mesma estripe.
Esta brecha já foi aproveitada várias vezes em situações semelhantes, mas é inédito com um internacional jovem português e que ainda recentemente brilhou no Euro Sub-17. Este é outro ponto com o qual os dragões não se conformam, ao ponto de estarem decididos a liderarem conversações com a FIFA para abolir este regime de exceção.
Para a federação croata, como O JOGO escreveu ontem, e para o Odranski Obrez, que estava a tentar registar o jogador, já tinha seguido um alerta do FC Porto para que a inscrição não fosse aceite, à luz das regras da FIFA.
Este cancelamento cria um impasse no futuro do internacional jovem português, que, desta forma, até poderá continuar no clube.