Histórico de deslocações ao Berço não é alarmante para o FC Porto, mas esta época há um Vitória mandão em casa.
Corpo do artigo
Ao longo da presente edição da I Liga, o FC Porto tem revelado duas faces contrastantes: a de anfitrião impiedoso, com um saldo de sete vitórias e uma derrota (com o Benfica), e a de visitante irregular.
Só Benfica, FC Porto e Sporting somam mais pontos caseiros do que os vimaranenses na presente edição do campeonato. Conceição tem conversado com os jogadores sobre os deslizes fora de portas.
A jogar fora de casa, o campeão nacional já perdeu nove pontos (mais dois do que em toda a época passada), resultantes de três empates e uma derrota, e Sérgio Conceição vincou a necessidade de colocar um ponto final nos deslizes, a começar já este sábado, no reduto do V. Guimarães.
O JOGO fez as contas aos pontos perdidos pelo FC Porto como visitante desde o início do século e concluiu que a deslocação ao Berço não é, tradicionalmente, complicada. Contabilizando as equipas que receberam o FC Porto pelo menos dez vezes desde 2000/01, os vitorianos detêm apenas a 12.ª melhor média de pontos roubados por jogo aos dragões (0,76) - o líder deste ranking é o Sporting (1,87) -, numa ponderação resultante dos 16 pontos perdidos pelos azuis e brancos em 21 encontros em Guimarães. Contudo, Conceição não se cansa de repetir que não liga ao passado. O futebol é o momento e a verdade é que, em 2022/23, só três equipas conseguiram somar mais pontos caseiros do que os 17 do Vitória: o líder Benfica, o FC Porto e o Sporting.
A equipa orientada por Moreno Teixeira tem mostrado uma postura mandona em casa, tornando-se num anfitrião pouco desejável para os adversários. Basta lembrar, aliás, que os vitorianos foram a primeira formação a travar o ímpeto do Benfica, com um nulo à oitava jornada.
Sérgio Conceição: "Se queremos um espírito muito competitivo, temos de encarar os jogo fora como em casa"
Alertado para tudo isto e ainda "esquentado" com o empate diante do Casa Pia está Sérgio Conceição, que, entre os cuidados por si só inerentes a um embate com o Vitória, tem frisado junto dos jogadores a importância de aplicar a mesma postura nos jogos dentro e fora de portas. "Ainda hoje [sexta-feira], na conversa que tive com eles antes do treino frisei isso, porque três dos próximos quatro jogos são fora", afiançou, na antevisão do duelo deste sábado.
"Acredito que com os adeptos possa haver um ambiente diferente, mas se queremos um espírito muito competitivo, temos de encarar os jogo fora como em casa, como fizemos nestes anos todos. Fora tem havido alguma ineficácia a nível ofensivo", acrescentou o treinador, que lembrou o empate frente ao Santa Clara, nos Açores, como a única deslocação em que não gostou "do espírito competitivo".
15690760
"É uma conversa que temos tido internamente e trabalhado, porque olhamos para a evolução da equipa e necessitamos de dar uma resposta positiva", rematou. Nesse sentido, Conceição pretende que essa desejada resposta surja este sábado, com um triunfo que, a acontecer, será o centésimo do FC Porto sobre o V. Guimarães no campeonato.
15693925