No período compreendido entre 28 de setembro de 2022 e o mesmo dia de 2023, a experiência, que é uma das atrações mais procuradas na cidade do Porto e na região Norte do País, recebeu mais de 275 mil visitas.
Corpo do artigo
O 10º aniversário do Museu Futebol Clube do Porto, celebrado no passado dia 28 de setembro, já está na história como o melhor de sempre desde a inauguração e abertura ao público do espaço que partilha a história portista e memórias portuenses.
Reconhecida como uma das atrações mais procuradas na cidade do Porto e na região Norte do País, a experiência Tour FC Porto (museu + estádio) registou mais de 275 mil visitas neste período de atividade, um crescimento de cerca de 130 por cento face ao primeiro ano e de mais de 49 por cento face ao melhor registo anual anterior.
Outro dado relevante é o facto de, também este ano, o número acumulado de visitas Tour FC Porto ter passado a fasquia dos 1,5 milhões, depois de, em setembro de 2020, ter atingido o primeiro milhão. Além disso, o mês de agosto de 2023 foi o melhor de sempre, com mais de 68 mil visitas, superando o período homólogo do ano anterior, que já tinha sido um mês de recorde, com mais de 50 mil visitas. Um novo máximo diário de visitas (3 370) foi ainda alcançado a 2 de agosto deste ano.
Também no 10º ano do Museu, o total de visitantes estrangeiros foi superior a 60 por cento, confirmando a tendência crescente da procura do mercado internacional pelo Tour FC Porto. Aliás, desde 2013, o Museu FC Porto e o Estádio do Dragão já foram visitados por visitantes de mais de 180 países, e, olhando só para o período do 10º ano, receberam visitantes provenientes de 134 países – França, Espanha, Países Baixos, Alemanha, Brasil, Reino Unido, Itália, Estados Unidos da América, Polónia e Bélgica destacaram-se, verificando-se, ainda, um crescimento significativo de visitantes oriundos de mercados / segmentos como o norte-americano (Estados Unidos e Canadá) ou o australiano.
O sucesso do projeto Museu FC Porto, primeiro museu membro afiliado da Organização Mundial de Turismo, também se reflete em distinções e reconhecimento nacional e internacional, com a conquista de vários prémios: Inovação e Criatividade, Parceria (Histórias na Cidade) e Informação Turística (Rota do Dragão), da Associação Portuguesa de Museologia, e Melhor Atração do Mundo 2022 e Best Landmark Portugal 2023, dos Remarkable Venue Awards. Além disso, também é importante destacar a nomeação para EMYA - Museu Europeu do Ano, bem como os casos de estudo e artigos publicados pelo TripAdvisor e pela revista científica World Hospitality and Tourism Themes, entre outros.