Contratado ao Manchester United, Tosin Kehinde, de 20 anos, chega ao Feirense como um diamante que será preciso lapidar. Pelo que se viu contra o Espinho, o nigeriano pode ser uma das boas surpresas da I Liga
Corpo do artigo
Esta semana, o Feirense ganhou um reforço de peso para as alas, que pelo seu currículo promete impressionar todos os amantes de futebol português. Trata-se de Tosin Kehinde, que terminou contrato com o Manchester United e chegou ao emblema de Santa Maria da Feira a custo zero.
O nigeriano ainda não foi oficializado pela SAD - deverá assinar por quatro temporadas -, mas já participou, anteontem, no particular contra o Espinho, tendo deixado boas indicações aos adeptos e equipa técnica. O jogador, de 20 anos, que atua preferencialmente no corredor esquerdo do ataque, mas que também pode jogar como médio-ofensivo, chegou a trabalhar esporadicamente com José Mourinho, tendo inclusive recebido uma proposta da equipa de sub-23 do clube de Manchester para renovar o contrato, mas Tosin deu primazia a uma I Liga, tendo declinado também a possibilidade de ir para o Barcelona B, em junho.
O jovem nigeriano chega assim a Portugal numa idade precoce, uma situação parecida com a de Ceballos, que há cinco anos veio para o futebol português pelas mãos do Arouca, emprestado pelos ingleses do Tottenham. Contactado por O JOGO, o também ala deu umas dicas ao novo reforço do Feirense: "Os primeiros dias são sempre difíceis, mas como sou espanhol, a vida aí era muito parecida. Demorei muito pouco tempo para me adaptar e tive a sorte de ter o compatriota Iván Balliu, que me ajudou, e o treinador, Pedro Emanuel, que me deu sempre muita confiança", começou por dizer, acrescentando: "O futebol inglês é muito mais direto e agressivo.
O português é mais combinativo e perfeito para os jovens. Para os jogadores da nossa posição, a maior dificuldade é perceber quando temos de ser mais egoístas com bola e quando devemos ser mais coletivos", destacou Ceballos, que agora joga nos belgas do Sint-Truiden. Pelas suas características, Tosin Kehendi chega ao Feirense com o rótulo de sucessor de Etebo - vendido neste verão ao Stok e City por 7,2 M€ - e tem também o objetivo de representar a seleção da Nigéria, ele que recusou a chamada às seleções jovens inglesas.