Emblema da II Liga conta 14 reforços em plantel constituído por 29 futebolistas
Corpo do artigo
O Torreense apresentou-se este sábado aos sócios com um triunfo, 2-1, diante dos espanhóis da AD Mérida, conquistando a sexta edição da Toinha Cup, jogo no qual foram apresentados os avançados Ismail Seydi e Kévin Zohi.
No Estádio Manuel Marques, em Torres Vedras, Manu Pozo inaugurou o marcador aos 16, com Elie Ahouonon a ampliar a vantagem aos 30. Raúl Beneit, aos 59, ainda reduziu para a formação do terceiro escalão do futebol espanhol.
Num início de partida disputada a um ritmo característico de jogo de pré-temporada, foi preciso esperar 16 minutos para ver Manu Pozo fletir da ala direita para zonas interiores e, ainda de fora da área, desferir um remate colocado para o fundo das redes.
O segundo golo chegou pouco depois. Léo Silva, de cabeça, atirou à barra da baliza numa primeira tentativa, mas, na recarga, Elie Ahouonon foi mais certeiro.
Na etapa complementar, Raúl Beneit recolocou o emblema espanhol na discussão do resultado, mas sem que conseguisse depois igualar a contenda, havendo ainda tempo para as habituais alterações frequentes num jogo de preparação.
Um dos momentos altos da tarde foi a apresentação de dois reforços para o ataque do Torreense, com Ismail Seydi e Kévin Zohi a ampliarem o leque de opções de Vítor Martins para o início do campeonato.
Os avançados Ismail Seydi (ex-Rapid Viena, Áustria) e Kévin Zohi (ex-Laval, França) foram apresentados como reforços do Torreense, treinado por Vítor Martins e que inicia a II Liga portuguesa de futebol com 14 caras novas.
O francês Seydi, de 24 anos, chega do emblema austríaco, que representou durante as últimas duas temporadas, ao passo que o costa-marfinense Kévin Zohi, de 28 anos e que conta mais de uma centena de jogos no principal escalão do futebol gaulês, regressa a Portugal depois de ter alinhado pelo Vizela entre 2021 e 2023.
Depois do quinto lugar alcançado na época passada, com 54 pontos, o objetivo do Torreense passa por “olhar todos os adversários olhos nos olhos”.
“O Torreense quer ser muito competitivo, olhar para cada jogo e cada adversário com a melhor estratégia, a melhor energia e os melhores jogadores para ser um dos protagonistas da II Liga. Vamos tentá-lo”, salientou à agência Lusa o treinador Vítor Martins, de 39 anos, que vai viver a temporada de estreia ao leme do emblema azul grená.
A uma semana do início do campeonato, o técnico fala numa pré-época “difícil, algo cansativa”, mas que serviu para o grupo trabalhar as dinâmicas para a temporada.
Relativamente à composição do plantel, a formação do Oeste conta com 14 contratações, sendo que na equipa titular escalada para o jogo de apresentação, disputado hoje, já figuravam os reforços David Bruno, Arnau Casas e Costinha.
O meio-campo foi o setor em que houve mais alterações em relação a 2024/25, com as chegadas de Costinha (ex-Tondela), Arnau Casas (ex-Cambuur, Países Baixos), Alejandro Alfaro (ex-Deportivo da Corunha, Espanha), Javirro Romano (ex-Cádiz, Espanha), Jack Ipalibo (ex- Zalaegerszeg, Hungria) e Chumbinho (ex-Bragantino, Brasil).
Na baliza, Unai Pérez (ex- Barakaldo, Espanha) e Gustavo Ramalho (ex-Fluminense, Brasil) vão lutar por um lugar com Lucas Paes e Silas Bjerre, ao passo que a defesa conta com três caras novas.
Para o ataque chegaram Ricardo Rei, proveniente do Braga B, Ismail Seydi, dos austríacos do Rapid Viena, e Kévin Zohi, dos franceses do Laval.
O Torreense inicia o campeonato no dia 9 de agosto, com a receção ao Sporting B, agendada para as 14h00.
Plantel provisório do Torreense para 2025/26:
Guarda-redes: Lucas Paes, Unai Pérez (ex- Barakaldo, Espanha), Silas Bjerre e Gustavo Ramalho (ex-Fluminense, Brasil).
Defesas: Stopira, Aritz Muguruza (ex-Eibar, Esp), David Bruno (ex-Alverca), Javi Vázquez, Alex Carbonell (ex- SD Amorebieta, Esp), Elie Ahouonon, Brian Agbor e Danilo Ferreira.
Médios: Léo Silva, Costinha (ex-Tondela), Pité, André Simões, David Costa, Arnau Casas (ex-SC Cambuur, Países Baixos), Alejandro Alfaro (ex-Deportivo da Corunha, Espanha), Javirro Romano (ex-Cádiz, Espanha), Jack Ipalibo (ex- Zalaegerszeg, Hungria) e Chumbinho (ex-Bragantino, Brasil).
Avançados: Dany Jean, Manu Pozo, Ethyan González, Ricardo Rei (ex-Braga B), Ismail Seydi (ex-Rapid Viena, Áustria), Kévin Zohi (ex-Laval, França) e Arielson.
Treinador: Vítor Martins.