O avançado de 25 anos celebra a cada 139 minutos. Frente ao Mafra, apontou o quinto golo da época e já só está a dois do registo de 2022/23. Postura séria e de grande compromisso é reconhecida por todos.
Corpo do artigo
Pensou em sair no verão, foi convencido a ficar e tem mostrado que podem contar com ele: Toni Martínez ainda não tem, a meio da terceira época, o estatuto que desejaria na equipa do FC Porto, mas deixa marca com o seu gatilho leve.
Na sombra de Taremi e Evanilson, Toni Martínez não perde a frieza. Só o iraniano precisa de menos tempo para marcar.
Frente ao Mafra, o avançado apontou o quinto golo da temporada e já só está a dois de igualar o registo pessoal de 2021/22. Apesar de o espanhol ter atuado em 22 partidas - só não foi utilizado na receção ao Braga - soma apenas 697 minutos e quatro oportunidades no onze titular. Mesmo assim, Toni vai picando o ponto e dispara de forma certeira a cada 139,4 minutos, numa média que só é batida pelo incontestável Mehdi Taremi - marca a cada 124,9.
Este registo pode ser visto de duas formas. Se, por um lado, a pouca utilização aconselha alguma prudência nas conclusões, até porque o iraniano partiu para o Catar já com 1624 minutos, por outro, o facto de Martínez ter este aproveitamento sem jogar muito tempo não deixa de merecer registo. Não obstante, dos cinco golos que somou, quatro foram obtidos quando jogou, pelo menos, meia partida. A exceção foi mesmo o golo que apontou ao Marítimo, na primeira jornada do campeonato, quando foi lançado aos 67". Pelo meio, houve vários jogos sem chances para finalizar, mas não perdeu o sentido de baliza, já que 65% dos disparos saíram enquadrados. Dito de outra forma, a cada cinco remates sai um golo.
Treina como quer jogar
Com Taremi e Evanilson a dominarem a utilização na frente de ataque, Toni não desarma, seja em treino ou em jogo. A postura do artilheiro de 25 anos é bastante reconhecida por colegas e equipa técnica.
Se em público nunca demonstrou qualquer gesto de desagrado, entre as paredes do Olival o compromisso e empenho são imagens de marca, também porque Martínez sabe que tem de ser assim se quiser estar em condições de aproveitar as oportunidades. Vai espreitando o lugar de Evanilson, mas nem por isso deixam de ser bons amigos fora de campo, por exemplo.
Além disso, há a vantagem de ter características distintas dos outros dois avançados. Toni é muito forte no jogo de cabeça e junta a presença na área à capacidade de atacar a profundidade, no que invariavelmente será útil para os planos de Sérgio Conceição.