O Tondela foi dominador no terreno do União da Madeira e venceu, por 2-1, reentrando na zona de subida.
Corpo do artigo
Tiago Barros, de grande penalidade, aos 12 minutos, e de Luís Machado aos 72, fizeram os golos da vitória no Centro Desportivo da Madeira, na Ribeira Brava, onde o Tondela voltou ao segundo lugar, com 59 pontos, a um do líder Chaves. Por seu turno, o União da Madeira baixou para a oitava posição, mantendo os 53 pontos com que partia para esta jornada.
O União da Madeira entrou melhor e, ainda não tinha decorrido um minuto de jogo, já havia criado uma grande oportunidade, num cabeceamento de Miguel Fidalgo que ainda tocou na barra, após centro de Élio Martins. Mas esse primeiro sinal foi enganador quanto à tendência do jogo, pois foi o Tondela a dominar ao longo da primeira parte.
A resposta ao lance de perigo do União da Madeira não tardou e, aos 4 minutos, André Carvalhas obrigou Ricardo Campos a defesa apertada. Até que aos 12 minutos, o Tondela beneficiou de uma grande penalidade, a punir uma mão de Soares na grande área, que Tiago Barros não enjeitou, inaugurando o marcador.
O União da Madeira não conseguia se libertar da 'teia' montada por Quim Machado e foram os visitantes a voltar a estar perto do golo, aos 39 minutos, num cabeceamento de Tozé Marreco a que Ricardo Campos correspondeu com uma grande defesa. O melhor que os madeirenses conseguiram antes do intervalo foi um remate de Élio Martins para uma defesa segura de Cláudio Ramos.
A segunda metade não poderia ter começado da pior forma para o conjunto madeirense, com a expulsão do central Zarabi. Apesar de tudo, Stéphane Dassé aos 57 minutos esteve perto de igualar, mas Cláudio Ramos opôs-se com qualidade.
Aos 72 minutos, numa rápida transição, Renato Santos solicitou Luís Machado que em velocidade ultrapassou tudo e todos e ampliou a diferença no marcador. O destino do jogo ficou aí decidido, embora o União da Madeira ainda tenha reduzido, no último lance do jogo, por intermédio de Élio Martins.
Jogo no Estádio do Centro Desportivo da Madeira, na Ribeira Brava.
Ao intervalo: 0-1.
Marcadores: 0-1, Tiago Barros, (12 m de gp); 0-2, Luís Machado, (72m); 1-2, Élio Martins (90+4m).
Equipas:
UNIÃO DA MADEIRA: Ricardo Campos, Carlos Manuel, Roberto, Zarabi, Stéphane Dassé, Soares, Rúben Andrade, Ayrton (Kisley, 46), Élio Martins, Filipe Chaby (Jaime Simões, 53) e Miguel Fidalgo (Barnes, 67).
(Suplentes: Pedro Trigueira, Jaime Simões, Diogo Firmino, Barnes, Chico, Talles e Kisley).
Treinador: Vítor Oliveira.
TONDELA: Cláudio Ramos, Edu Machado, Vítor Alves, Deyvison, Pedro Araújo, Tiago Barros, Rúben Saldanha (Carraça, 68), André Carvalhas (Pica, 89), Luís Machado, Nuno Santos (Renato Santos, 70) e Tozé Marreco.
(Suplentes: Rui Nereu, João Pica, Piojo, Joel, Carraça, Pedro Mendes e Renato Santos).
Treinador: Quim Machado.
Árbitro: Bruno Paixão (Setúbal).
Ação disciplinar: Cartão amarelo para Carlos Manuel (07), Zarabi (21 e 49), Tiago Barros (24), Nuno Santos (27), Rúben Saldanha (29), Soares (82), Vítor Alves (84) e Élio Martins (86). Cartão vermelho por acumulação de amarelos para Zarabi (49).
Assistência: Cerca de 400 espetadores