Atuou contra o Benfica, aumentando para seis o lote de jogadores formados no clube que já jogaram no campeonato
Corpo do artigo
Tomás Silva é a mais recente aposta do Boavista, aumentando para seis os jogadores formados no clube que se estrearam na I Liga na presente temporada. Depois de garantir o “batismo” de Tomé, Pedro Gomes, Gonçalo Almeida, João Barros e Marco Ribeiro, Cristiano Bacci apostou no jogador de apenas 18 anos, que cumpre a sexta época no Boavista, onde chegou proveniente do Valadares Gaia. Habituado a jogar na esquerda, seja como lateral ou médio interior, Tomás Silva entrou, aos 80’, para o lugar de Vukotic.
Tomé, Pedro Gomes, Gonçalo Almeida, João Barros, Tomás Silva e Marco Ribeiro, todos formados no Boavista, tiveram o batismo na I Liga. Os quatro primeiros já foram titulares.
E se Tomás Silva entrou apenas para os minutos finais, o plantel boavisteiro já conta com quatro exemplos de jogadores que foram titulares nos jogos anteriores, como são os casos do guarda-redes Tomé (17 anos), Pedro Gomes (21), Gonçalo Almeida (21) e João Barros (18). Este último alinhou de início contra o Benfica e deixou indicações positivas, perspetivando-se novas oportunidades nos próximos compromissos.
Do lote de estreantes formados no Bessa, o jovem guardião somou o segundo jogo pela equipa principal, depois da estreia contra o Estrela da Amadora, adversário que também assinalou o batismo de Gonçalo Almeida como titular. E, pela resposta que tem dado, não será de estranhar que em breve possa fixar-se como lateral-direito, permitindo a passagem de Pedro Gomes para central, onde fez toda a formação. Para já, o defesa que esteve emprestado ao Barreirense na época passada já soma os mesmo seis jogos que contabilizou no Campeonato de Portugal.
Cristiano Bacci já garantiu o batismo na I Liga de seis jogadores formados no Boavista. Além destes, há outros quatro “miúdos” da casa que já se tinham estreado noutras épocas
Aos seis jogadores atrás citados e que se estrearam na presente temporada na I Liga, há a acrescentar os nomes do lateral-esquerdo Augusto Dabó e do avançado Tiago Machado, jogadores formados no Boavista e que já tinham jogado pela equipa principal em épocas anteriores.
A lista de “canteranos” aumenta também com as presenças de João Gonçalves (23 anos) e Joel Silva (21), jogadores que, mesmo sendo ainda muito jovens, cumprem a terceira época no plantel principal. O guarda-redes estava a realizar um excelente início de época, mas lesionou-se com gravidade, enquanto o médio tem sido um dos jogadores em destaque e mais influentes nos axadrezados.
“Um dia para nunca esquecer”
O jogo com o Benfica assinalou a estreia de Tomás Silva na equipa principal do Boavista, apesar de ter apenas 18 anos e de ainda poder jogar pelos sub-19.
“Um dia para nunca esquecer. Muito feliz pela estreia como profissional, apesar do resultado. Continuar a trabalhar para as próximas batalhas. Isto é apenas o começo!”, escreveu o jogador praticamente dois meses depois de ter assinado o primeiro contrato como profissional.
Nessa altura, garantiu que estava preparado para “ir aos limites”, até porque queria cumprir “o sonho” de se estrear na equipa principal.