Médio impôs-se na equipa principal e a SAD vai premiá-lo, juntando mais uma época às quatro e meia que ainda tem de contrato, mantendo a cláusula de 50 milhões de euros
Corpo do artigo
A época ainda vai a meio e Tomás Händel já é uma das figuras incontornáveis do Vitória de Guimarães, estando na iminência de renovar por mais uma temporada, depois de ter assinado um contrato profissional válido até 2026 no passado mês de junho, antes de ter sido convocado por Pepa para o estágio da pré-época, em Tróia.
Por essa altura, o médio-defensivo era encarado como um jovem promissor natural de Guimarães, vindo da equipa B e com formação cumprida no clube, e rapidamente correspondeu às expectativas, tornando-se num dos jogadores mais utilizados pelo treinador e atirando Alfa Semedo, um dos maiores investimentos do clube para esta época (custou 1,5 milhões de euros), para o banco.
Atenta à evolução do jogador de 21 anos, a SAD dos minhotos resolveu agora premiá-lo com a renovação até 2027, mantendo a cláusula de rescisão de 50 milhões de euros, tudo apontando para que esse passo seja oficialmente anunciado na próxima semana.
O futuro de Händel é risonho e não se limita ao Vitória de Guimarães. Depois de se ter estreado na equipa principal na Taça da Liga, causando boa impressão frente a Leixões e Casa Pia, o centrocampista voltaria a despertar atenções ainda em agosto, diante de Vizela e Braga, e acabou por ser chamado por Rui Jorge à Seleção Nacional sub-21, estreando-se frente à Bielorrússia, em jogo de qualificação para o Euro"2023, disputado no princípio de setembro.
"O mais importante foi entrar a ganhar numa fase de qualificação. É um orgulho para mim representar a Seleção Nacional, há muitos anos que sonhava com isto. Estar num ambiente com tanta qualidade é bom para eu melhorar. Estou muito feliz com a minha estreia. Há coisas a melhorar, mas estou muito feliz", comentou, na ocasião, o jogador, ainda com 20 anos.
E não ficou por aqui. Em novembro, somaria mais dois jogos pelos sub-21 frente à seleção do Chipre, juntamente com Celton Biai e André Almeida, outras duas pérolas bem blindadas pelos minhotos, a pensar no futuro e nos encaixes que proporcionarão.
Hélder Sá também tem renovação acertada
Um ano mais novo do que Tomás Händel, Hélder Sá é outro jovem trabalhado pela academia e pelas formações profissionais secundárias do Vitória a conquistar espaço na primeira equipa. O lateral-esquerdo até ascendeu primeiro, ainda na época anterior, e também vai renovar contrato. A sociedade desportiva do clube tem tudo acertado com o defesa, não havendo, para já, certezas quanto à continuidade de Rafa Soares.