Dirigentes apreciaram dados dos grupos de trabalho federativos que hão de ser transformados em propostas concretas para melhorar competitividade
Corpo do artigo
Os 18 clubes da I Liga, representados na sua esmagadora maioria pelos respetivos presidentes, estiveram esta quinta-feira na terceira reunião promovida pelo presidente da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), Fernando Gomes, em articulação com a Liga de Clubes, dirigida por Pedro Proença.
O encontro, que se sucedeu às sessões de dezembro, em Fátima, e de março, na Cidade do Futebol (tal como a de hoje), serviu para os dirigentes conhecerem os passos já dados com vista à melhoria do desempenho internacional do futebol português, apurou O JOGO.
Competitividade, calendários, fiscalidade, entre outras questões, como a centralização dos direitos televisivos a partir da época de 2028/29, fizeram parte da agenda deste encontro. Discutiu-se ainda a necessidade de reduzir o número de jogos e de acabar, eventualmente, com a realização da Supertaça ou da Taça da Liga.
Os dados conhecidos pelos presidentes serão agora transformados em propostas concretas por seis grupos de trabalho, sendo depois apreciados até fevereiro do próximo ano. O objetivo do presidente da FPF passa pela "construção de um plano conjunto que permita ao futebol português reforçar a posição no ranking europeu dos clubes profissionais de futebol", tema que Fernando Gomes considerou "nuclear para Portugal nos próximos anos".
NOTA: ATUALIZADO ÀS 20h21