Águias não estão à procura de um guardião que compita com o atual titular. E Samuel Soares seguirá como o número 2. Vários têm sido os nomes apontados à baliza da Luz, mas as observações não irão passar a contratações efetivas. Roger Schmidt confia no camisola 99 e a SAD vai centrar o investimento noutras posições.
Corpo do artigo
Colmatada a lacuna identificada no meio-campo, com a contratação de Kokçu - a mais cara de sempre do futebol português por 25 milhões de euros iniciais mais cinco de bónus -, os responsáveis encarnados procuram agora um sucessor para Grimaldo, que ficou livre e assinou pelo Bayer Leverkusen. O reforço da baliza, apurou O JOGO, não está nos planos da SAD, dada a aposta plena em Vlachodimos e em Samuel Soares, que continuará a ser o número 2 da hierarquia de guarda-redes do plantel principal.
O camisola 99, de 29 anos, tem a confiança total de Roger Schmidt, treinador que prefere ver canalizado o esforço de investimento no reforço do plantel na contratação de jogadores para outras posições que considera mais carenciadas, mantendo também a aposta em Samuel Soares, de 20 anos, para segunda figura da baliza. Aliás, é por isso mesmo que o plano de ataque ao mercado inclui a vinda prioritária de um lateral-esquerdo, podendo seguir-se algumas reposições, dado que há jogadores do plantel muito cobiçados, sobretudo o ponta-de-lança Gonçalo Ramos, que podem ser transferido, implicando o preenchimento da vaga.
Nas últimas semanas, vários foram os nomes de guarda-redes apontados como estando na mira dos encarnados. Desde Young Moraes (de 21 anos, do São Paulo), a Djordje Petrovic (de 23, do New England Revolution), Bento (de 24, do Athletico Paranaense) e agora Anatoli Trubin (de 21, do Shakhtar Donetsk). A lista é longa e estes não são nomes desconhecidos na Luz, estando referenciados e documentados. Porém, o Benfica não está à procura de um substituto ou de um concorrente para Vlachodimos precisamente porque Roger Schmidt o continua ver como titular indiscutível para a nova temporada. Como viu na anterior, em que o alemão que é internacional pela Grécia fez 62 jogos entre clube e seleção, tendo falhado apenas um pelo Benfica em toda a época.
Vlachodimos, que foi o dono da baliza nas últimas cinco temporadas, fechou a época com o registo de 21 jogos sem sofrer golos, que é um recorde na Liga neste século, e é já o guardião estrangeiro com mais jogos pelo Benfica (superou já em 25 jogos... Preud"homme) e o sexto de toda a história neste capítulo. De referir que a confiança é extensível à estrutura da SAD, expressa na renovação anunciada em março, que colocou o guardião entre os mais bem pagos do plantel e o blindou com uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros.
Lesão de André Gomes obriga a outra gestão
Durante a temporada, e desde a saída de Helton Leite, Samuel Soares subiu a número 2 da hierarquia, ele que se manteve durante algum tempo como o titular da equipa B. A partir de janeiro, passou a "pasta" a André Gomes, de 18 anos, apontado na Luz como uma grande promessa. Em paralelo, Leo Kokubo foi preenchendo a vaga de número 3 nas convocatórias. Para a nova temporada, porém, a gestão terá de ser feita de outra forma e esse plano estará a ser estudado e será analisado com o futuro técnico dos bês, que deverá ser Nélson Veríssimo. Isto porque, como noticiámos, André Gomes sofreu uma lesão grave num ombro e foi operado, tendo um tempo de paragem previsto até 2024.