Dragões podem ser os primeiros a atingir a fasquia dos 80 pontos em seis épocas seguidas, superando a série que partilham com o... Benfica. Luta pelo título "obriga" a isso.
Corpo do artigo
As verdades absolutas no futebol são um terreno bastante movediço, mas a tendência dos campeonatos desde 2014/15 conduz a uma conclusão que não deixa grande margem para dúvidas: se o FC Porto quiser conquistar o título esta temporada, será quase impossível consegui-lo sem atingir o patamar dos 80 pontos.
Os dragões somam 67 e os jogos que se seguem, contra adversários abaixo do top-4 da classificação, permitem olhar com realismo para essa (primeira) meta, que vem atrelada a um registo inédito no futebol português.
Afinal, ao dia de hoje ninguém foi capaz de terminar seis campeonatos consecutivos acima dessa fasquia, apesar de Benfica e Sporting também a terem atingido no passado, mas sem tanta continuidade. A melhor sequência vai sendo partilhada por portistas e benfiquistas, mas a que o campeão em título iniciou em 2017/18 ainda se mantém ativa, enquanto que a do atual primeiro classificado durou de 2014/15 a 2018/19.
O FC Porto é, de resto, o clube que mais vezes fechou uma liga para lá dos 80 pontos desde que a vitória passou a valer três. Os azuis e brancos conseguiram-no por 11 ocasiões, mais do que os dois rivais de Lisboa juntos (oito). A primeira aconteceu precisamente em 1995/96, época de estreia do novo sistema de contabilidade, e foi obtida maioritariamente em campeonatos com 34 jornadas. Mas não só. Em 2010/11, a equipa de André Villas-Boas tornou-se na primeira (e única) a superar esse patamar numa liga com 30 rondas, fechando a prova com 84. Em 2021/22, com a competição novamente normalizada (34 jogos), Sérgio Conceição conseguiu mesmo levar os dragões aos 91 pontos, um recorde que o Benfica de Roger Schmidt chegou a cobiçar, mas que entretanto já caiu por terra.
Melhor segunda volta sob ameaça
Afastado o espetro de perder essa marca para o rival, o FC Porto vai alimentando o sonho de um fim de campeonato perfeito. O título é o objetivo final, mas na rota para o alcançar também poderá cruzar algumas metas volantes que, não dando troféus, são um convite à superação constante. É o caso do total de pontos na segunda volta desde que Conceição chegou ao Dragão. O contador, a seis jornadas do fim, vai nos 28, mais do que qualquer outra equipa nesta edição da prova. O Benfica totaliza 27, o Sporting 26 e o Braga 25 - o Santa Clara foi o que logrou menos (um) após a viragem. Existindo mais 18 para discutir, os azuis e brancos poderiam chegar aos 46, superando os 44 da última temporada, o (ainda) melhor registo do técnico de 47 anos no clube. Nas quatro anteriores, refira-se, a soma chegou por duas vezes aos 41 (2019/20 e 2020/21), uma vez aos 42 (2019/28) e outra aos 43 (2017/8).