Título não é um delírio, os adeptos do Braga acreditam: "Não é um maluco que acordou..."
Três figuras com ligação afetiva ao clube defendem que a equipa de Artur Jorge tem condições para voltar a discutir o campeonato até ao fim. E explicam porquê; Técnico bracarense tinha antecipado euforia dos adeptos com nova aproximação ao topo e O JOGO confirmou-a, numa amostra que embala a convicção de que esta equipa tem estofo.
Corpo do artigo
Com as derrotas do Benfica nas duas últimas jornadas, o Braga, que venceu cinco dos últimos seis jogos, está a seis pontos da liderança e continua a dois do segundo classificado, o FC Porto. Artur Jorge afirmou, no final do triunfo sobre o Gil Vicente, que é necessário "ter controlo emocional sobre as expectativas" criadas pelos adeptos, alertando para o facto de o caminho ser "árduo e longo" até ao final do campeonato.
Os adeptos do clube minhoto até reconhecem a importância de controlar as emoções, mas acreditam que é mesmo possível conquistar o título que em 2009/10 escapou por pouco. "Não é um sonho, não é um delírio, não é um maluco que acordou e achava que era o Super-Homem", diz Jorge Sequeira, psicólogo e adepto dos minhotos. "Acredito no título, e não é a primeira vez. Já acreditei noutros anos, mas acredito neste porque é realista", acrescenta. A expressão "otimalismo", usada no seu livro, serve para sustentar a análise . "Sou "otimalista", ou seja otimista, mas realista. E qual é a realidade aqui? O Braga é a equipa que joga melhor futebol em Portugal. Por isso, é realista acreditar que podemos ser campeões", argumenta.
Também Ricardo Rio diz ser "possível conquistar o título." O presidente da Câmara de Braga também vê os guerreiros como "equipa que joga melhor futebol no campeonato", considerando que "os resultados são uma consequência direta do nível de jogo exibido." Além do jogo na Luz, que poderá ser determinante, o autarca considera que, "dos três da frente, o Benfica é o que tem um calendário mais difícil." "A única dificuldade do Braga é não depender de si próprio. Mesmo que ganhe esse jogo, o Benfica ainda tem que perder mais pontos e o FC Porto, se ganhar os jogos todos, ficará à frente do Braga", lembra Rio.
Andrés Madrid, que jogou seis épocas no Braga, também vê caminho desbravado para se fazer história. "Os jogadores acreditam sempre", garante, admitindo que esse cenário "depende muito dos dois jogos antes da Luz." O ex-médio defende que os duelos com Casa Pia e Portimonense "são muito importantes para ver se tem condições para lutar pelo primeiro lugar". "Veremos se continua nesta fase boa, porque, no início, quando estava bem, foi incapaz de se manter na luta", recorda.
Uma das seis finais será discutida na Luz
A seis pontos do líder Benfica, quando faltam disputar seis jornadas, o Braga disputa a primeira "final" na sexta-feira, no Estádio do Jamor, diante do Casa Pia. Depois do adversário que ainda tem legítimas aspirações a terminar no sexto lugar - dá acesso à Conference League, se Braga e FC Porto disputarem a final da Taça de Portugal -, a equipa de Artur Jorge recebe o Portimonense que, com mais oito pontos do que o antepenúltimo classificado, está quase a salvo da despromoção.
Se ultrapassar estes dois obstáculos, o Braga chegará à Luz com condições de sonhar com o primeiro lugar. Diante do Benfica, no seu estádio, os arsenalistas venceram apenas três vezes em 66 jogos para o campeonato, duas das quais antes da goleada na época passada (6-1). Em 2020/21 ganharam por 3-2 e em 2019/20 por 1-0.
Os últimos três compromissos dos minhotos são com o Santa Clara, atual último classificado, no Bessa, frente ao Boavista, que está nesta altura numa situação tranquila, e, em casa, contra o Paços de Ferreira, que na última jornada poderá precisar de pontuar para continuar no escalão principal.
TESTEMUNHOS
Ricardo Rio
"A equipa não pode perder a serenidade que demonstrou na maior parte dos jogos. Neste particular, este Braga tem tido a capacidade de manter o mesmo nível de concentração e de compromisso, inclusive em jogos que, aqui e ali, não estavam a correr tão bem. Isso faz a diferença e, obviamente, tem de se aplicar nestes jogos até ao a final do campeonato. Se assim acontecer, o Braga estará em boas condições para poder discutir o título até à última jornada. Se o vai conseguir ou não é, naturalmente, algo que não depende só de si."
Jorge Sequeira
"Acredito no título, porque somos os que jogamos melhor. Não é só porque sou adepto e porque tenho o meu coração a bater muito para o lado do Braga. Concordando em absoluto com o míster Artur Jorge, nesta reta final, a dimensão emocional é super-relevante, porque é a cabeça que controla o corpo. Neste caso, o Braga está muito capaz a nível emocional, está fulgurante, tem alegria no futebol que pratica, um sentido coletivo apurado e os níveis motivacionais em cima. Todos estes aspetos podem fazer a diferença entre a vitória e a derrota."
Andrés Madrid
"O controlo emocional é fundamental. No momento em que a equipa estava bem, bastou um jogo menos bom - quando perdeu contra o Sporting - para deitar por terra os sonhos dos adeptos. Como disse Artur Jorge, se tiverem a consciência de que é preciso ter a cabeça no lugar, podem, efetivamente, lutar pelo título. Mas, atenção, convém não esquecer que o FC Porto ainda está à frente. O mais importante é pensar primeiro em ganhar estes dois jogos [Casa Pia e Portimonense] e depois, sim, na fórmula de bater o atual líder."