Presidente do Besiktas, clube que detinha o passe, anunciou que vila-condenses pagam cinco milhões e que vão vendê-lo já, por dez milhões
Corpo do artigo
O Rio Ave vai avançar para a compra definitiva do passe do médio Demir Tiknaz, por cinco milhões de euros, junto do Besiktas, confirmando-se a possibilidade avançada por O JOGO. O jogador de 20 anos está emprestado ao emblema da caravela e, segundo declarações do presidente do emblema turco, Serdar Adali, a cláusula foi acionada e o valor será pago em prestações. Revelou também que o Rio Ave já terá um acordo para vender o jogador por “10 milhões de euros”.
Segundo apurámos, os vila-condenses apenas irão acionar a cláusula no final da época, não tendo, ainda, propostas concretas para a venda de Tiknaz. Na Turquia, sublinhe-se, foi até noticiado um suposto interesse de Sporting, Benfica e FC Porto no jogador, além dos alemães do Leipzig.
Para Gaspar Azevedo, antigo central do Rio Ave, Tiknaz tem "todas as condições para jogar num dos três grandes" de Portugal, sendo que até a questão do “peso da camisola” por representar Sporting, Benfica ou FC Porto, algo que por vezes condiciona o desempenho, é “atenuada” pelo fato de o médio ter jogado no Besiktas. “Tem sido uma mais-valia para o Rio Ave, evoluindo muito. Pode melhorar alguns pormenores, como a questão de olhar por cima do ombro antes de receber a bola para ler o jogo, mas, no campeonato português, na posição 6, apenas Morten Hjulmand [Sporting] está acima dele”, considera o ex-jogador do Rio Ave, que o considera um médio "muito inteligente a nível técnico, com uma grande margem de progressão".
Oito vezes internacional sub-21 pela Turquia, o médio dos vila-condenses foi recentemente chamado à seleção principal, ainda que não tenha jogado. Nesta época o “Busquets” turco somou 31 jogos, dois golos e duas assistências pelo Rio Ave.