Estratégia da SAD é clara em relação aos jogadores mais jovens, pois para os reter o máximo de tempo no clube tem de fazer acertos de vencimento regulares, como fez com Nuno Mendes.
Corpo do artigo
Tiago Tomás deverá renovar o contrato com o Sporting no próximo defeso, antes do início da temporada 2021/22.
13728156
Segundo O JOGO apurou, a intenção dos dirigentes leoninos passa por aumentar o vencimento do jovem internacional sub-21, isto seguindo uma estratégia de reforço dos honorários dos atletas mais jovens, onde está englobado, por exemplo, Gonçalo Inácio. Os leões preveem um aumento na ordem dos 130 a 150 mil euros brutos com o novo contrato a rubricar com o atleta, estando em cima da mesa a possibilidade de aumentar a duração por mais um ano.
Assim, de acordo com informações recolhidas pelo nosso jornal, Tiago Tomás aufere cerca de 220 mil euros brutos por temporada e deverá passar para um patamar ligeiramente acima dos 350 mil euros, ele que renovou em junho do ano passado até 2025, fixando então uma cláusula de rescisão de 60 milhões de euros. O plano da SAD está definido e os pressupostos são semelhantes aos que nortearam o processo de renovação de Nuno Mendes, que prolongou o seu contrato com o Sporting por duas vezes em menos de um ano. Os responsáveis leoninos pretendem criar condições para ir retendo o talento que vão gerando, procurando desta forma ir atenuando os efeitos de abordagens que vão surgindo para atletas como Tiago Tomás, que, recorde-se, inclusive já chegou a ser apontado como estando a ser observado pelo Arsenal e alguns emblemas italianos.
Salário deverá subir para os 350 mil euros brutos por época, tal como a duração do contrato poderá ir até 2026
Tiago Tomás, que cumpre 19 anos no próximo dia 16 de junho, participou em 36 desafios na temporada que está prestes a terminar, na qual esteve em ação em 2006 minutos, alcançando seis golos. A combatividade evidenciada, assim como a capacidade para se adaptar às exigências táticas do 3x4x3 de Rúben Amorim deixaram-no sempre como uma das principais opções para a frente de ataque, ainda que nos últimos jogos da estação, por lesão, tenha ficado fora das opções.
Aliás, a entorse no tornozelo da perna esquerda, contraída no passado dia 25 frente ao Braga, foi o obstáculo para uma reta final de época em pleno, ficando em causa inclusive a presença nos quartos de final do Campeonato da Europa de sub-21. Porém, em processo de retoma sem quaisquer limitações, Tiago Tomás procura, com ajuda do departamento médico dos leões, marcar presença no confronto com o Marítimo, somando alguns minutos para que Rui Jorge, selecionador nacional da categoria o chame para o certame, que decorrerá na Hungria e na Eslovénia.