Tiago Teixeira: "Faltam soluções no meio-campo e nos corredores laterais do Sporting"
Tiago Teixeira, que foi adjunto de João Pereira no Sporting, deu uma entrevista à rádio TSF
Corpo do artigo
Quem mais o impressionou na equipa principal do Sporting? "Muitos. Não consigo... O Viktor Gyokeres, claro, é um jogador diferente. Impressiona fisicamente a sua dimensão, a sua dedicação. Trincão também, muito forte tecnicamente. Tem coisas incríveis, vê muitas vezes o que os outros não veem. O Morten Hjulmand também tem uma dimensão em campo brutal. São vários jogadores. O Diomande também extremamente forte fisicamente. Muito forte nos duelos. Acho que são jogadores que podem chegar a outro patamar. Se calhar foram os que mais me impressionaram."
Gyokeres vale mesmo 100 milhões de euros? "Isso não sei. No mercado de inverno acho difícil ser vendido por esse valor. Se for no final da época, acredito. Já foram feitos negócios assim. 100 milhões, não sei. Também considerando a idade que ele tem, não sei se chegará aos 100. Mas certamente, se calhar, 60, 70 é capaz de ser um valor para exigir para uma transferência."
Momento de Marcos Edwards: "Tem um talento incrível. Consegue fazer coisas que os outros não fazem. Acho que é isso que lhe falta, não só nos jogos, mas também nos treinos. Ser um bocadinho mais consistente para conseguir jogar com regularidade e chegar a outro patamar."
Aposta em João Simões: "O Simões começou a época connosco na equipa B. Desde cedo mostrou que tem um potencial enorme e uma mentalidade competitiva incrível. Foi isso que o levou para a equipa A. E às vezes o que dizemos é que não é só chegar lá em cima, é ficar. E ele conseguiu ficar, conseguiu agarrar o lugar e acho que esteve muito bem e vai continuar."
Plantel tem carências em alguns setores? Faltam soluções? "Sim, sentimos. Principalmente no meio-campo poderia ter mais uma ou outra solução. Nos corredores laterais também uma ou outra. Mas é um plantel equilibrado. No caso de haver uma ou outra lesão, o recurso é sempre os jogadores da equipa B. Não podemos esquecer que a equipa B está na Liga 3, não está na II Liga. Existe alguma diferença no patamar competitivo. Se estivesse na II Liga a diferença não era assim tão grande. Por isso, mais um médio e mais um lateral acho que fazia sentido ter no plantel."
Sporting pode ser campeão? "Claro que sim. Não só pela posição na tabela, pelo facto de ser campeão também, pelos jogadores que tem no plantel. São excelentes jogadores. Se tiver também alguma sorte com as lesões, porque é preciso alguma sorte. Mas acho que têm todas as condições, não só no campeonato como na Taça de Portugal, para fazer uma excelente época e voltarem a ser campeões."
Sobre Rui Borges no Sporting, que mudou o esquema tático: "Costumo acompanhar as várias ligas e lembro-me de ver o Rui Borges desde o Académico de Viseu e até acompanhei o seu percurso. Acho perfeitamente normal, porque é a ideia de jogo que ele tem, é a ideia de jogo que ele acredita. Possivelmente se fosse para... se lhe pedissem para fazer outra coisa ele não estaria tão à vontade e acho que todos os treinadores devem seguir as suas ideias. Apesar de muitas vezes não ter jogadores para conseguir concretizar na perfeição, mas ele lá saberá como é que poderá ajudar se não tiver esses jogadores. Mas acho que tem condições para fazer um bom trabalho."