Médio já marcou seis golos ao Sporting e amanhã volta a ser ameaça para a baliza leonina, depois de ter cumprido castigo. Das duas vezes que marcou pelo V. Guimarães, o médio somou um empate, na época passada e uma vitória, na atual, mostrando eficácia nas bolas paradas, de penálti e livre direto.
Corpo do artigo
Tiago Silva volta a estar à disposição de Luís Freire, após ter cumprido um jogo de castigo, e entra diretamente para o onze, num jogo decisivo para o V. Guimarães na luta pela qualificação para a Liga Conferência. Além do médio, Telmo Arcanjo também regressa, depois de ter falhado a receção ao Farense, igualmente por estar castigado.
Peça fundamental ao longo da temporada, Tiago Silva tem no Sporting a principal vítima, registando no percurso seis golos contra os leões, embora nenhum em Alvalade. Marítimo, Tondela e Chaves, todos com quatro golos sofridos, têm sido outros alvos preferidos do médio.
Desses seis golos ao Sporting, três foram marcados pelo Feirense, dois pelo V. Guimarães e um com a camisola do Belenenses. Os dois mais recentes foram ao serviço dos minhotos, ambos para o campeonato e tendo o Estádio D. Afonso Henriques como palco. Se na época passada contribuiu decisivamente para a vitória, por 3-2, ao marcar o primeiro golo da equipa vitoriana, na marcação de uma grande penalidade, esta época voltou a faturar, desta feita de livre direto.
As bolas paradas são, aliás, uma especialidade do número 10 vitoriano. E que jeito tem dado muitas vezes para desbloquear jogos mais complicados. No último embate, contra o Farense, notou-se e bem a ausência dessa arma letal, frente a um adversário que esteve sempre muito fechado. Mesmo de bola corrida, os remates de meia distância também servem de séria ameaça, sendo agora uma mais-valia para a autêntica final de amanhã contra o Sporting.
Já com 150 jogos realizados ao serviço do V. Guimarães, o médio cumpre a época mais produtiva da carreira. Os sete golos que marcou esta temporada permitiram-lhe igualar o máximo alcançado em 2023/24, acrescentando ainda a essa veia goleadora oito assistências.
Aos 32 anos, e a cumprir a quarta temporada no V. Guimarães, com o qual tem contrato até 2026, Tiago Silva tem aprimorado as inegáveis qualidades que possui, seja na recuperação de bolas, na construção de jogo ou no capítulo da finalização. Aliás, é até curioso verificar que de época para época aumenta o número de jogos (atualmente já vai com 45 nas pernas), golos (sete) e assistências (oito).