Tiago Silva no topo do ranking de assistências da I Liga e com registo igual a 2021/22
Com o livre para o golo de Jota Silva, no Bessa, o médio passou a ter quatro passes bem sucedidos, ascendendo à liderança do ranking da Liga, a par de outros seis jogadores. Médio tem já mais passes para golo do que aqueles que conseguiu em toda a época passada e igualou o registo de 2021/22.
Corpo do artigo
Tiago Silva deu, no sábado, mais um exemplo da influência que tem no rendimento da equipa, no Estádio do Bessa, no jogo contra o Boavista, que terminou empatado a um golo. Ao apontar o livre para o golo de Jota Silva, em cima da primeira meia hora, o médio, que cumpre a terceira época no Vitória de Guimarães, subiu, como confirmam os dados oficiais da Liga Portuguesa de Futebol Profissional, à liderança do ranking das assistências, ao fim de 14 jornadas.
Com quatro passes certeiros, Tiago Silva está na frente, a par de mais seis jogadores, mas ocupa o segundo lugar, por ter menos minutos de utilização (769’). Só o benfiquista David Neres, que tem 412’, fez melhor. Os outros jogadores que figuram no topo são o gilista Fujimoto (827’), o arouquense Sylla (1003’), Alan (1118’), do Moreirense, assim como os encarnados Rafa (1237’) e Aursnes (1260’).
Ao fazer passes bem sucedidos na Amadora, diante do Estrela (triunfo por 1-0, na abertura do campeonato), na receção ao Estoril (3-2, na sétima jornada)e nas visitas a Famalicão (vitória por 3-1, para a oitava ronda, na estreia de Álvaro Pacheco no comando técnico) e agora no empate no Bessa, Tiago Silva já tem mais duas assistências do que as que fez ao longo de toda a época passada. E igualou o melhor registo, obtido em 2021/22, na primeira temporada ao serviço do clube, com quem tem contrato até junho de 2026.
No jogo contra o Boavista, o criativo do Vitória de Guimarães foi determinante em outros momentos. Nas ações totais bem sucedidas, por exemplo, conseguiu 31 em 44, obtendo uma percentagem de sucesso de 70 por cento. Ainda de acordo com a base de dados “Wyscout”, Tiago Silva também se destacou nos passes certos (16 em 19, o que dá 84% de êxito), nos dribles com sucesso (dois em dois, 100%), nos duelos ganhos, item onde registou nove em 13 (69%), e nos duelos aéreos ganhos (dois em três, 67%). Para um médio com características essencialmente ofensivas, também foi relevante o que fez em ações como interceções (três) ou recuperações no meio-campo adversário (três, em cinco).
O Vitória está a unir esforços, em articulação com a claque White Angels e com a Câmara Municipal de Guimarães, para promover a tradição natalícia de angariação de bens para famílias carenciadas. Os alimentos doados podem ser trocados por bilhetes para a receção ao Rio Ave, no sábado, às 15h30. Os bens angariados serão entregues à Câmara para depois serem distribuídos pelas famílias mais carenciadas da região. Em 2022, foram angariadas mais de quatro toneladas de bens de primeira necessidade.