Declarações de Tiago Silva após o desafio do Vitória de Guimarães com o Bétis, que culminou na eliminação dos minhotos da Liga Conferência.
Corpo do artigo
Balanço do percurso europeu: "Foram catorze jogos, dez vitórias, três empates e uma derrota. Uma derrota que nos deixa fora da competição. Ainda assim, acho que todos temos de estar orgulhosos do que fizemos. Foi um percurso quase imaculado. Acabámos por cair aos pés do Betis, uma excelente equipa. É difícil, tem um sabor amargo, porque é uma competição que o Vitória nunca tinha entrado, mas, ainda assim, acho que dignificámos Portugal".
O que correu mal na segunda mão: "Acho que o Bétis veio com uma estratégia completamente diferente da que teve em Sevilha. Lá fomos mais dominadores, eles não estavam à espera da nossa qualidade. Aqui respeitaram-nos muito, trouxeram muita gente e isso é sinal de respeito. Sabiam que a eliminatória ia ser complicada, baixaram muitas linhas, não nos deram o espaço que queríamos, que nós explorámos tão bem lá em Sevilha. Depois, na primeira oportunidade que tiveram, fizeram o golo. Isso deitou por terra as nossas aspirações, foi difícil correr atrás do resultado, ainda mais contra uma equipa com tão bons jogadores".
Se houve excesso de confiança: "Não acho. Ficámos com a sensação que podíamos fazer alguma coisa bonita aqui em Guimarães tendo consciência que o Bétis é uma excelente equipa. Não achávamos que iam ser favas contadas, pelo contrário. O Betis é uma equipa de outro nível e temos de ter humildade para assumir isso"
Vitória na luta por lugar europeu: "Vamos lutar por isso, isso é um dado adquirido. O Vitória tem de andar nas competições europeias todos os anos, tem de fazer percursos como fez o deste ano, tem de ganhar pontos para o Portugal. Vamos dar o nosso melhor e tentar ganhar já no domingo, com todo o respeito pelo Estrela da Amadora, mas vamos ter de ganhar se queremos acabar no quinto lugar".
Se derrota vai ter peso diante do Estrela: "De maneira nenhuma. Até aqui éramos uma equipa que não era vista com favoritismo, mas entramos na Conference League e chegámos aos oitavos de final. Acho que isto não pode mexer connosco de maneira nenhuma".
O que ainda gostava de jogar: "Para ser sincero, quero levar o novamente o nosso Vitória às competições europeias, se possível jogar a Conference League outra vez com o Vitória e fazer um percurso igual ou melhor do que fizemos este ano".