Rioavistas tentam novamente o empréstimo do avançado português, que está ligado ao Lille
Corpo do artigo
O Rio Ave, sabe O JOGO, está a tentar garantir junto do Lille um novo empréstimo de Tiago Morais, num negócio com opção de compra de seis milhões de euros. O conjunto vila-condense quer voltar a contar com o extremo, que marcou cinco golos em 35 jogos na época passada nos mesmos moldes.
O negócio está longe de estar fechado, tanto pela concorrência de mais três clubes da I Liga, como pelas exigências financeiras do Lille.
Os franceses pagaram ao Boavista quatro milhões de euros pelo seu passe, há um ano e meio, e querem recuperar o investimento da altura.
Marc Gual é alvo para o ataque
André Veloso Gomes
O espanhol Marc Gual é o avançado que o Rio Ave procura para reforçar a linha ofensiva. O jogador de 29 anos representa os polacos do Légia de Varsóvia desde 2023, tendo somado 30 golos e 12 assistências em 97 jogos nas duas épocas ao serviço do clube. Na temporada anterior, a mais produtiva da carreira, Gual participou em 48 encontros e marcou 19 golos, assinando ainda seis assistências.
Esta época, o ponta-de-lança perdeu espaço no Légia e, nos encontros oficiais já disputados, entre Supertaça, campeonato e Liga Europa, teve apenas duas participações, ambas na prova da UEFA, frente ao Aqtobe, num total de 135 minutos, sendo que no último encontro da liga polaca já nem sequer foi ao banco e não será opção no próximo duelo europeu, contra o AEK Larnaka.
Avaliado em 1,5 milhões de euros pelo Transfermarkt, site especializado em mercado, o avançado tinha também como possibilidade rumar ao AEL Limassol, do Chipre, mas, segundo a Imprensa da Polónia, terá escolhido o Rio Ave, que terá, assim, encontrado o elemento que pode rivalizar com Clayton Silva na luta pela titularidade, contando que o goleador brasileiro, muito cobiçado neste mercado, se mantenha ao serviço do emblema da caravela.
Natural de Badalona, e tendo começado a jogar no clube da terra natal, Marc Gual transferiu-se depois para o Espanhol, onde concluiu a formação e se iniciou como sénior, seguindo-se duas temporadas no Sevilha B. O ponta-de-lança foi depois sucessivamente emprestado pelos andaluzes a Saragoça, Girona, Real Madrid Castilla e Alcorcón. Em 2021/22, o jogador mudou-se para o futebol polaco e representou o Jagiellonia durante época e meia, tendo rumado depois ao Légia de Varsóvia, onde se manteve nas últimas duas temporadas.