Congresso Internacional de Futebol decorre na Universidade da Maia até quarta-feira
Corpo do artigo
Presente no 18º congresso internacional de futebol, organizado pela Universidade da Maia, Tiago Martins, árbitro que dirigiu o jogo de sábado entre o Boavista e o Vizela, assumiu que cometeu um erro que poderia ter prejudicado a equipa axadrezada. “A vinda do VAR para o futebol é uma realidade que já não pode ser alterada. Ainda neste último fim de semana, tive um jogo em que, em campo, poderia ter deixado passar um lance de penálti, decisivo para o desfecho do jogo. Graças ao videoárbitro [Fábio Melo] pude corrigir o erro e fazer com que uma equipa não tivesse de jogar o play off por causa de um erro de arbitragem em campo”, admitiu o árbitro internacional da AF Lisboa. “Este é um exemplo claro da importância do VAR para a verdade desportiva e da forma como não podemos voltar atrás neste caminho, mas sim aperfeiçoá-lo para que possa atuar de forma cada vez melhor”, considerou.
Neste painel sobre arbitragem também participaram João Pinheiro e Artur Soares Dias, árbitro da AF Porto que falou pela primeira vez da nomeação da UEFA para a final da Liga Conferência, no dia 29, entre o Olympiacos e a Fiorentina, e sobre a presença na fase final do Euro'2024. “Claro que é um orgulho imenso, apesar de já não ser novidade. Já estivemos no Euro anterior, com o João Pinheiro como VAR. Mas não altero nada das minhas rotinas de preparação. Treinar bem, cuidados com a alimentação, mas não sobrecarregar demasiado a cabeça com pressão. Em 2011, quando fui a um Europeu de sub-17 era bem diferente, estudava tudo, analisava tudo... e passado dois jogos vim para casa. Hoje em dia olho para isso de forma diferente. Preparo-me como me preparo para todos os jogos, sabendo que serão momentos especiais”, explicou.
Este congresso, que decorre no ISMAI até quarta-feira, conta ainda neste primeiro dia com participações de Rui Vitória e João Henriques. Esta quarta-feira, o ponto alto será o tributo aos campeões da Europa de 2016, estando previstas as presenças do treinador Fernando Santos e dos jogadores Éder, José Fonte e Adrien Silva.