Árbitro recorda que a ideia de registar as imagens dos jogos da I e II Liga foi ativada e.. desativada logo a seguir pela Liga de Clubes muito recentemente.
Corpo do artigo
A propósito da FPF ter revelado, este domingo, que vai disponibilizar aos clubes meios para que todos os jogos da I e II Liga sejam gravados em vídeo, Marco Ferreira fez questão, através da sua conta no Facebook, de lembrar que medida idêntica foi abandonada pela Liga, depois de ter pago para a implementação da mesma:
"Não poderia deixar de comentar esta decisão da FPF. Muita gente não sabe, mas há 3 anos o Conselho de Arbitragem fez um teste 'piloto' para melhorar o sistema de classificação. Esse teste, pago pela Liga e muito bem pago, foi, rigorosamente, a medida agora anunciada pela FPF, com a gravação dos jogos da I e II Liga e um elemento, escolhido pelo CA, fazia a visualização do jogo e classificava os árbitros. Realço que era um teste e não tinha consequência nas notas dos árbitros. Informo que depois de gastar uma fortuna nesse teste 'piloto', foi decidido pelo CA metê-lo na gaveta, fazendo desaparecer todo esse trabalho. Justificaram aos árbitros que, no fim da época, fazendo a comparação entre a classificação real e a do teste 'piloto' não havia grandes diferenças. Qual o motivo de (re) aparecer com mais este projecto, agora pago pela FPF, como salvador do processo classificativo? Será que o presidente da FPF tem conhecimento das conclusões do teste anterior? Será que foi o senhor Ferreira Nunes, responsável pela secção de classificações, que exigiu essas gravações, após ter afirmado que tinha conhecimento que houve árbitros esta época que pediam aos clubes da II Liga para não disponibilizarem a gravação ao observador no final do jogo?! O responsével da secção de classificações, sabendo que existia tal ilegalidade e que os observadores não tinham acesso à gravação, como podia validar essas notas e, consequentemente, elaborar uma classificação que sabiam que não ser séria nem legal? Bem hajam".