ENTREVISTA (Parte 3) - Nuno Lobo acredita que obterá parcerias para a construção da Academia do FC Porto e até tem uma certeza.
Corpo do artigo
Vitória nas eleições iria, segundo o candidato da Lista B, abrir portas na procura de parcerias para construir a academia, cujo naming também seria vendido.
12262039
Com que dinheiro tenciona construir a academia, devido às dificuldades financeiras de que fala?
-Já existem aí uns rumores que poderá ser em Matosinhos. Perante a situação gravíssima que o FC Porto atravessa, temos algumas hipóteses, através de parcerias, falando com instituições e empresas. Agora é difícil falar, mas quando uma pessoa ganha as eleições de um clube como o FC Porto, as portas vão abrir-se. Isso pode ser trabalhado com a Câmara Municipal do Porto. Mas também me lembro dos anos em que o FC Porto foi muito feliz em Santo Tirso. Uma parceria com a Câmara de Santo Tirso, Penafiel...
Mas a cedência dos terrenos é uma coisa, a construção é outra.
-Tenho a certeza absoluta que não vou gastar meio milhão numa academia.
De onde vem essa certeza?
-Porque me guiei em relatórios de outros clubes e vi quanto quanto investiram numa academia. E esta terá um nome por trás. Sabem como se chama a academia do clube do senhor dos camiões? Há parcerias, há investidores, há bancos... Olhe, pode ser a academia, por exemplo, com o nome de um detergente conhecido, o Xau. Até poderia ser bonito, alusivo ao "penta xau". Os investidores querem investir no FC Porto, mas vão perguntar-me qual é a probabilidade de eu ganhar. E eu não sei. E se for outro a ganhar?
"O FC Porto foi, é e será sempre um vendedor. É a forma de competir com os monstros do futebol"
É possível ser-se campeão com uma equipa baseada no talento da formação?
-Há poucos dias o clube festejou 33 anos de Viena e essa equipa tinha muitos jogadores "made in FC Porto". Há um ano o clube foi campeão da Youth League, mas onde estão esses jogadores? Quem me dera que o FC Porto fosse como o At. Bilbau e só jogasse com atletas da formação. Imaginem o que seria termos 11 Paulinhos Santos. Adorava. Mas não sei se é possível. Isso é um sonho e gosto de ser pragmático. Poderá ser possível, mas tenho as minhas reticências. Agora, se formarmos muito bem, teremos boas equipas. Gostava muito de, além da equipa B, ter uma de Sub-23 que fornecesse jogadores à equipa principal. O FC Porto foi, é e será sempre um clube vendedor. Temos de ter essa noção para competir com os monstros do futebol. A aposta na formação é essencial.
Quem vai fazer a ponte entre a equipa técnica e a Direção?
-Um diretor-desportivo.
Já tem o nome escolhido?
-Tenho uma pessoa pensada, mas ainda não se pode saber quem é. Pedi a várias pessoas para dar a cara, mas... não é bem medo... é respeito pelo presidente.
https://d3t5avr471xfwf.cloudfront.net/2020/06/oj_lo_20200601112715/mp4/oj_lo_20200601112715.mp4
"NEGÓCIOS QUE NÃO ENTENDO"
O que são as "contas à moda do Porto" a que se refere no programa que preparou?
-Contas que sejam transparentes. Que exista transparência em tudo o que se faça no FC Porto.
Está a insinuar que agora não há?
-Há negócios que não entendo. Não sei como deixámos sair jogadores a custo zero. O Marcano saiu e depois voltou por quatro milhões. Fomos buscar o Vaná para ser o quarto guarda-redes por um milhão de euros. O Tomás Esteves assina ou não assina? Isto também é transparência.