Declarações de Sérgio Vieira, treinador do Estrela da Amadora, após a derrota (3-0) em Guimarães, para a ronda 18 do campeonato
Corpo do artigo
Introdução: [Números] Podem ser enganadores. Em primeiro lugar, dar uma palavra muito forte ao adepto [Tiago Sousa, sócio número 2.780 do clube] que partiu e a família. Onde quer que esteja, vai sentir esta energia e gratidão por nos ter apoiado ao longo da sua vida, por este amor que tinha ao Estrela. O Tiago cai continuar entre nós e a apoiar o Estrela, que é o mais importante. Agradecer a vinda dos nossos adeptos num dia e num horário extremamente difícil para o adepto do Estrela da Amadora, que têm de fazer a viagem de Lisboa para Guimarães para assistir a um jogo a esta hora e depois voltar para trabalhar amanhã."
Análise ao jogo: "Foi um jogo ingrato para nós, porque sabíamos que tínhamos de fazer um jogo quase perfeito devido ao momento do Vitória, a posição em que estava, os objetivos pelos quais que luta. Vários fatores que poderia enumerar, mas o mais importante é olharmos para nós e perceber que não podíamos cometer erros e cometemos alguns, até mesmo antes do golo sofrido. Não tivemos chegada, não tivemos presença nas zonas certas. Tivemos alguns envolvimentos ofensivos, mas perdas no passe que possibilitou a transição do Vitória e chegaram assim ao 1-0. Tentámos reagir, pegar no jogo, mas faltou-nos alguma verticalidade nas tomadas de decisão, no ataque à profundidade. Mesmo assim tentámos e, depois, o jogo fica decidido na alteração tática que tentámos para chegar ao empate e a consequente expulsão. É algo que faz parte do processo o amadurecimento tático da equipa e a partir daí foi mais difícil tentarmos chegar ao empate. O segundo e terceiro golos são consequência do processo e tomadas de decisão inerentes à inferioridade numérica."
O que fica: "Levámos deste jogo a atitude, energia do adeptos, ambição na preparação, algumas jogadas boas, algum rigor, a vontade de querer chegar ao empate... Levámos muitos aspetos. A utilização do Rodrigo pela primeira vez, o Regis completou 90 minutos, completámos vários processos interessantes que para nós são importantes para dar sequência ao resto do campeonato que falta. Está a iniciar-se a segunda volta e para nós é muito importante que esses microprocessos dentro da gestão da equipa possam ser efetuados com qualidades."