Extremo está no primeiro ano de juvenil e esta época jogará entre os juniores e os sub-23. Meta é queimar etapas e prepará-lo para outros patamares, até porque para o ano está previsto voltar a equipa B
Corpo do artigo
Tem 16 anos, foi o mais novo dos 29 jogadores a integrar o estágio de pré-temporada do Sporting na Suíça e já na segunda metade da época passada era chamado aos trabalhos da equipa principal por Marcel Keizer.
"Caçula" aprende com os mais velhos e vai ser aposta regular quando atingir a maioridade, em 2021
Todos estes factos demonstram que Joelson Fernandes - o protagonista - é um projeto de futuro dos verdes e brancos, um projeto que, apurou O JOGO, deverá ser maturado durante os próximos dois anos, antes (até completar a maioridade) de rumar definitivamente à principal montra leonina.
Não querendo que o extremo, nascido em 2003, dê um passo (muito) maior do que a perna, a ideia é ambientá-lo sempre que possível junto dos graúdos e metê-lo a competir em - no máximo dois - patamares à frente do seu escalão, que ainda é o de juvenil.
Para 2019/20, Joelson deverá iniciar o seu percurso nos juniores e passar, gradualmente, para a formação de sub-23, agora orientada por Leonel Pontes. Categorizado como um produto de excelência da formação, o objetivo é que Joelson possa, dentro de um ano, estar definitivamente naquela que é por agora a segunda equipa do Sporting, mas já com o olho posto... na B, cujo regresso deverá acontecer na próxima temporada.
Se tudo correr como o previsto, e já com 18 anos e cinco meses (época 2021/22), é tempo de começar a dar as primeiras cartas no "primeiro" Sporting, no qual nestes dias se ambienta ao lado de nomes experientes como Mathieu, central que tem mais do dobro da sua idade. Joelson é visto como um craque, mas, como o próprio já admitiu, ainda está numa fase de aprendizagem.
Joelson, nascido em 2003, foi o mais jovem dos 29 jogadores que Keizer levou para o estágio na Suíça. Aos 16 anos, o extremo disse estar a "viver um sonho"
Rafael Camacho e Gonzalo Plata são os grandes exemplos da política que Frederico Varandas está a implementar no Sporting: ambos da geração de 2000 (o português já fez 19 anos, o equatoriano completa-os em novembro), farão parte do plantel dos leões nesta temporada, apesar de ainda terem idade de juniores.
A ideia é que exista um misto de experiência e irreverência no plantel e que a formação possa, gradualmente, ser o principal motor dos verdes e brancos no futuro. Além destes nomes, é importante recordar que o central Eduardo Quaresma e o lateral Nuno Mendes (17 anos) também se enquadram nesta estratégia já em execução.
11113349