Tomás Händel é outro dos nomes que desperta mais interesse no plantel vitoriano
Corpo do artigo
A poucos dias do fecho do mercado de transferências, o Vitória tem vários jogadores no mercado, com Telmo Arcanjo e Tiago Silva a serem dos atletas mais seguidos, juntamente com Tomás Händel. Esta temporada, o clube minhoto já perdeu vários jogadores do núcleo duro, a começar pelo guarda-redes Bruno Varela, seguindo-se Villanueva, João Mendes, Borevkovic e Bruno Gaspar.
Os vimaranenses preparam o próximo desafio para o campeonato, diante do Arouca, no Estádio D. Afonso Henriques, a contar para a quarta jornada do campeonato. Thiago Balieiro está recuperado de lesão e apto para o desafio, enquanto Óscar Rivas e Samu ainda recuperam dos respetivos problemas físicos. O pontapé de saída está marcado para sábado, às 18h00.
Tony Strata reforça defesa e permite mudança tática
O castelo está prestes a abrir as portas para dar as boas-vindas a mais um reforço. Tony Strata está fechado no clube minhoto e vai assinar um contrato por várias temporadas. O internacional romeno de 20 anos alinhou, nas últimas épocas, pelos franceses do Ajaccio, da II Liga, clube em que fez a formação, e que declarou recentemente falência, situação que permitiu à SAD minhota garantir o jogador a custo zero.
Com a chegada de Tony Strata, que na última temporada disputou 28 golos, além de ter marcado um golo e feito duas assistências - estreou-se pela equipa principal do Ajaccio em maio de 2023, com 18 anos –, Luís Pinto ganha uma alternativa a Miguel Maga, atualmente o único lateral-direito do plantel e que está a jogar como central numa linha a três. Desta forma, o treinador dos conquistadores tem a possibilidade de desfazer a linha de três, com Vando Félix a lateral, e opte por uma formação com quatro unidades na retaguarda.
O aspeto defensivo tem sido, aliás, um dos maiores problemas do Vitória de Guimarães esta temporada. Em apenas três jogos, os minhotos sofreram sete golos e somaram apenas um triunfo. Este é o segundo pior arranque da última década, com o rendimento defensivo como maior dor de cabeça, ainda que o ofensivo também não esteja a ser dos mais felizes. Com apenas três pontos somados em três jornadas, é preciso recuar até à temporada 2015/16, quando Armando Evangelista comandava a equipa, para ver pior: os conquistadores somaram dois pontos em três jornadas – derrota com FC Porto e empates com Belenenses e União Madeira –, ainda que tivessem apenas quatro golos sofridos. Nesse capítulo, a equipa só viveu pior nesta década em 2017/18, sob o comando de Pedro Martins, sofrendo dez golos e somando três pontos – desaires com Braga e Belenenses, e triunfo ante o Marítimo.
Com a chegada do internacional sub-21 romeno – representou o país em seis ocasiões –, o Vitória de Guimarães somará dez reforços para a presente temporada a poucos dias do fecho do mercado: Rodrigo Abascal, Paulo Vítor, Miguel Nóbrega, Thiago Balieiro e Lebedenko (defesas), Mitrovic (médio) e Oumar Camará, Fabio Blanco e Alioune Ndoye (avançados).