Comportamento incorreto dos adeptos disparou. Só os dois jogos com o Saint-Gilloise custaram 23 500 euros. Em pouco mais de três meses, o Braga desembolsou quase 50 mil euros em coimas originadas por distúrbios dos adeptos. O jogo com o Gil Vicente motivou a fatura mais elevada na Liga Bwin.
Corpo do artigo
A paixão exacerbada de algumas dezenas de adeptos do Braga tem valido multas pesadas. Desde que a época começou, no princípio de agosto, o comportamento incorreto desses apoiantes foi subindo de tom e a fatura já vai em 47 500 euros, com uma fatia considerável desse acumulado a dizer respeito aos distúrbios verificados em dois jogos frente ao Saint-Gilloise, a contar para o Grupo D da Liga Europa.
A exibição de tarjas consideradas ofensivas e a utilização de pirotecnia levou a UEFA a multar os minhotos em 23 500 euros, de pouco valendo a argumentação de que as mensagens plasmadas nas referidas faixas se destinavam unicamente ao clube português, em protesto contra a entrada do fundo Qatar Sports Investments, dono do Paris Saint-Germain, na sociedade desportiva.
Na Bélgica, a partida chegou mesmo a ser interrompida durante vários segundos depois de terem voado tochas para o relvado, ao mesmo tempo que uma faixa era desenrolada, por trás da baliza de Matheus, com uma mensagem (escrita em inglês) suficientemente mordaz: "Esclavagistas cataris não são bem-vindos."
Não foi caso isolado. Outras mensagens semelhantes foram exibidas em jogos posteriores do Braga em Portugal e o uso de pirotecnia também teve seguimento, como se verificou, muito recentemente, em Barcelos. A partida com o Gil Vicente originou, aliás, a multa mais elevada em compromissos referentes à Liga Bwin: 4 011 euros. Foi um novo máximo em Portugal para os bracarenses, depois de a deslocação ao Estádio do Dragão, à oitava jornada, ter valido uma multa de 3 800 euros.
Os prémios monetários arrecadados pelo clube na Liga Europa compensam, ainda, o prejuízo motivado pelos comportamento indevido dos adeptos: o Braga assegurou um encaixe de 8,9 milhões de euros, podendo agora habilitar-se, na Conference League, a encaixes de 600 mil euros (se atingir os oitavos-de-final), um milhão (quartos-de-final), dois milhões (meias-finais) e três milhões (final).