Produção justifica aposta de Conceição. Avançado já marcou mais do que em 19/20 e está a dois golos de igualar o melhor registo da carreira. Tem duas rondas para o conseguir frente a rivais a quem nunca marcou.
Corpo do artigo
Além dos golos e das assistências que tem feito, Taremi está perto de entrar na história do FC Porto por outra razão: o iraniano pode tornar-se no primeiro reforço portista a completar as 34 jornadas de um campeonato.
Iraniano pode ser o primeiro a fazer o pleno de 34 jornadas em época de estreia no FC Porto
Basta que seja utilizado nem que seja um minuto em cada uma das partidas que restam. Um dado que atesta a regularidade do avançado contratado ao Rio Ave, precisamente o próximo adversário e que lhe permitirá igualar Danilo. No seu primeiro ano de dragão peito, o trinco participou em 33 rondas da Liga.
Como se pode ver na infografia, apenas Jackson fez o pleno em ano de estreia. Contudo o campeonato de 2012/13 teve apenas 30 jornadas. Felipe, Alex Telles e Maxi Pereira chegaram aos 32 jogos, precisamente o mesmo número que Taremi alcançou na noite de sonho com o Farense, em que fez dois golos e duas assistências. Sobre a produção do avançado já falaremos mais à frente. Antes, refira-se que Aloísio é o portista que mais jogos de campeonato fez em época de estreia: cumpriu 37, falhando apenas a última ronda da "maratona" de 90/91. E esta época, entre todas as equipas só há três jogadores que têm tantas presenças como Taremi: são os casos do gilista Lourency e dos pacenses Jordi Martins e Luiz Carlos.
É de campeonato que estamos a falar e Taremi leva 15 golos e nove assistências o que significa que é diretamente responsável por 35% da produção ofensiva da equipa. Isto sem contar com as cinco grande penalidades que sofreu.
"Se não marcar, tenho é de ajudar a equipa a vencer. É esse o meu pensamento. Quero marcar mais de 20 golos. Aqui tenho mais chances e quero aproveitá-las". A frase é de Taremi na entrevista que concedeu a O JOGO no dia em que assinou contrato com o FC Porto. E a promessa já está cumprida. O iraniano não só já passou a meta das duas dezenas como ultrapassou o registo que alcançou no Rio Ave. Agora, aponta ao recorde na carreira. Foi em 2016/17, quando atuava no Persepolis (Irão), que chegou aos 24 golos numa só época. Neste momento, faltam-lhe três para superar esse registo e a tarefa, embora difícil, não é impossível. Afinal, no último jogo bisou... Contudo, para lá chegar o goleador terá de se estrear a faturar contra Rio Ave e Belenenses, dois dos cinco clubes da Liga NOS contra quem ainda está em branco. Os outros são Sporting, Marítimo e Paços de Ferreira.
Um novo recorde de ofertas entre os avançados
Taremi fez duas assistências frente ao Famalicão e já leva dez em toda a temporada, nove no campeonato - é o líder neste dado estatístico - e uma na Taça de Portugal, estabelecendo um novo recorde entre os pontas de lança do FC Porto. Nos últimos dez anos, o melhor que um homem de área tinha conseguido eram as seis ofertas de André Silva (16/17) e de Aboubakar (17/18). Moussa Marega chegou às nove, mas numa épocaa em que fez muitos jogos nas alas e não plantado na área contrária.