Mehdi já só está a dois golos de Falcao e Marega e a oito do pódio de Hulk. Pelo meio há Madjer.
Corpo do artigo
Mehdi Taremi regressou aos golos na última partida, pese o desaire (1-2) do FC Porto com o Gil Vicente, prosseguindo a escalada na lista dos melhores marcadores da história do clube.
Se igualar os 78 golos do "Incrível", Taremi chega ao pódio dos melhores marcadores estrangeiros do clube.
Agora com 70 golos de azul e branco, ao iraniano bastam outros dois para igualar a marca de Radamel Falcao e de Moussa Marega. Mais ambicioso do que isso, como se pode ver na infografia em baixo, se Mehdi conseguir marcar por mais oito vezes, pelo menos, não só iguala Hulk, como chega ao pódio dos goleadores estrangeiros dos dragões. A lista ainda é liderada por Jardel, secundado por Jackson Martínez - respetivamente com 168 e 92 golos, que não estão no horizonte de Taremi.
Na derrota com o Gil Vicente, o iraniano chegou aos 70 disparos certeiros ao serviço do FC Porto. Atravessa uma fase menos inspirada, mas tem o hábito de terminar as épocas em boa forma.
Numa outra forma de ler os dados e, porventura, a mais fiel, percebemos que o Super Mário junta a liderança absoluta à melhor média: 0,96. Praticamente um golo por jogo, num registo impressionante e que remonta a 1999. Seguem-se os colombianos Falcao (0,83) e Jackson (0,68) antes de Taremi, neste momento com 0,53. Por outro lado, neste grupo de ilustres há um dado no qual Mehdi só é batido por Hulk: as assistências. O camisola 9 vai em 37 pelo FC Porto, enquanto o "Incrível" acumulou 50, num registo que ainda está distante, mas que não deixa de sublinhar o nível de influência de Taremi. Para se ter uma ideia, Falcao somou 14 ofertas e Marega, que ainda coincidiu com o iraniano por uma época, fez 21.
15923794
As secas e as retas finais em boa forma
Este registo de assistências também relativiza a fase menos goleadora que Mehdi atravessa. Depois de uma primeira metade de época fulgurante, o avançado leva apenas três golos nos últimos 13 encontros e somou duas ofertas.
Nos últimos 13 jogos, Taremi marcou apenas por três vezes, frente a Famalicão, Vizela e Gil Vicente
Por tudo o que Taremi "deu ao clube" e pela importância na estratégia da equipa, nem sempre com pegada na produção ofensiva, Sérgio Conceição desvalorizou o registo, antes da última partida, e a verdade é que o jogador teve sempre períodos menos inspirados em frente à baliza, mas tem o hábito de passar pelos derradeiros meses da temporada em boa forma.
De resto, desde que chegou a Portugal, para jogar no Rio Ave, assinou no mínimo 21 golos, marca que já atingiu na receção ao Gil Vicente. O recorde por cá são os 26 de 22/23.
15923524